INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

SC decreta emergência em saúde pública, após casos de gripe aviária

Nesta quinta-feira (20), o governo de Santa Catarina decretou estado de emergência em saúde pública no estado, depois de terem sido confirmados dois casos de gripe aviária. A medida, que tem a assinatura do governador Jorginho Mello, foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado e tem início imediato por um prazo de 180 dias.

A Secretaria de Estado da Agricultura emitiu uma nota técnica, onde diz que os novos casos de gripe aviária não deverão causar comprometimento à condição sanitária do estado de Santa Catarina. Ainda no sábado, foi confirmado o segundo caso de gripe aviária no estado.


Dois novos casos de gripe aviária em SC (Foto reprodução/Pixabay)


Mais verbas da União

Para o governo de Santa Catarina, que decreta estado de emergência em razão dos dois casos confirmados de gripe aviária, haverá necessidade de que o governo federal, através do ministério da saúde, possibilite a “mobilização de verbas“, assim como “articulação com outros ministérios, organizações governamentais das três esferas e organizações não governamentais“, disse o governo em nota. 

O governo do estado diz ainda que será preciso, para além dos ministérios e governo federal, a participação também de organizações governamentais das três esferas do poder e as não governamentais. O estado, com o decreto já em vigor, também pretende oferecer recursos próprios a serem aplicados em ações que visem combater a doença.

Segundo o ministério da agricultura, o estado de Santa Catarina apresentou dois casos confirmados de gripe aviária. Um deles de ave silvestre, o outro de ave em subsistência. O decreto do governo segue orientação do Mapa, segundo a pasta da agricultura, que fez recomendação nesta quinta-feira (20), para que estados declarem emergência zoossanitária a fim de conseguirem ter acesso a recursos da União para conseguirem conter avanços da gripe aviária.

Segundo o governador de Santa Catarina, a união entre governo do estado, ministério da agricultura e governo federal, “reforça o nosso pedido para que o Ministério argumente junto ao Japão“, disse o governador. Ele ainda ressaltou que “é preciso ter um plano rápido de ação para minimizar os prejuízos“, disse Jorginho Mello (PL).

Casos de gripe aviária no Brasil

No Brasil, há confirmados até agora 65 casos da doença em aves silvestres e dois focos em aves de subsistência, ou seja, aves criadas domesticamente. Segundo o ministério de agricultura, em atualização na plataforma oficial às 19h de quinta-feira (20), três focos de influenza aviária em aves silvestres foram detectados no Brasil. 

Ainda conforme a pasta, há seis investigações em andamento, com coleta de amostra e sem apresentar resultado laboratorial conclusivo. Porém, das investigações em andamento, uma é em uma galinha de produção de subsistência em Mirassol d’oeste (MT).

Foto Destaque: Aves. Reprodução/Pixabay.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 12 =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...