De acordo com pesquisa realizada pelo Datafolha nos dias 13 e 16 de dezembro, 48% dos brasileiros prefere o uso obrigatório de máscaras em locais abertos e fechados.
A pesquisa contou com 3.666 pessoas entrevistadas em todo o Brasil, em 191 cidades, e foi divulgada pela Folha de S. Paulo. Os outros 44% afirmam que o uso do item só devia ser obrigatório em ambientes fechados e 8% acham que deveria ser obrigatória em qualquer local. 1% disse não saber.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Nesta última segunda-feira (21), Jean Gorinchteyn, o secretário estadual de saúde de São Paulo, afirmou que o governo vai manter o uso obrigatório de máscara em qualquer local público, externo e interno, até o fim de janeiro.
Pessoas andando pela rua em São Paulo durante a pandemia (Foto: Reprodução/Amanda Perobelli/Reuters)
Já no Rio de Janeiro, desde outubro o uso não é obrigatório em municípios que se encaixem nas seguintes condições: 1. estar sob risco moderado, baixo ou muito baixo para Covid, de acordo com o mapa epidemiológico da semana; 2. ter concluído a vacinação em 75% do público-alvo (indivíduos com 12 anos ou mais) e/ou 65% da população total.
Vale lembrar que mesmo com a situação da pandemia da covid estando sob risco moderado depois das vacinas, a máscara é de extrema importância para proteção e controle da contaminação. Principalmente em lugares fechados onde o risco de contágio é maior.
https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Existe-uma-hora-em-que-os-sintomas-da-gripe-pioram
Resultado da pesquisa:
- Uso de máscara deveria ser obrigatório para lugares abertos e fechados: 48%
- Uso de máscara deveria ser obrigatório apenas em locais fechados: 44%
- Uso de máscara deveria deixar de ser obrigatório em qualquer local: 8%
- Não sabe: 1%
Foto destaque: Reprodução/Marcos Serra Lima/g1 Rio