Segundo estudo, a gentileza pode afetar o bem-estar e a saúde mental

Bruno Gama Por Bruno Gama
3 min de leitura

A saúde mental é primordial para a manutenção do indivíduo, mantê-la em dia é essencial para uma vida saudável. Sendo assim, a busca pelo bem-estar é uma das grandes motivações do ser humano.

Com a chegada na COVID-19, a saúde mental da população mundial foi prejudicada, trazendo sofrimento à vida de bilhões de pessoas. Hoje, a comunidade científica busca entender o que traz felicidade e aborda o assunto de vários ângulos.

A pesquisadora Meena Andiappan, da Universidade de Toronto, no Canadá, estuda a relação do comportamento ético, mais conhecido como gentileza, e seus impactos na saúde mental e bem-estar dos indivíduos.

O estudo de Andiappan, publicado no portal científico ‘The Conversation’, visa investigar a melhor maneira de aumentar a felicidade e saúde mental. Principalmente após esses dois anos de pandemia, onde os casos de ansiedade e depressão explodiram em todo o mundo.

Na pesquisa, foram analisados dois tipos de pessoas: as que optaram por tratar sua saúde mental com atitudes de autocuidado, como gastar dinheiro e tempo consigo mesmo; e os indivíduos que praticaram a gentileza regularmente. As práticas gentis vão de abrir a porta para alguém até doar para caridade. Em ambos os casos, eram práticas simples e de baixo custo.


A gentileza impacta na saúde mental e bem-estar (Foto: Reprodução/Unsplash)


 

Para aqueles que decidiram praticar atos de bondade regularmente, o impacto sem sua saúde mental e bem-estar foi muito positivo. Inclusive, houve uma queda significativa nos níveis de depressão e ansiedade.

Em suma, segundo o estudo, passar o tempo com outras pessoas e construir relações firmes faz parecer que os problemas são menores e menos urgentes, evitando um desgaste fora do comum tanto na saúde mental quanto no bem-estar. Além disso, Andiappan salienta que viver uma vida mais ‘’significativa’’ e voltada para aqueles à sua volta faz com que o indivíduo se sinta melhor.

A cientista alerta que os atos de gentileza não podem desaparecer da rotina, o indivíduo deve sempre procurar novas atitudes e as realizar com constância, caso o contrário, dificilmente as ações terão impacto no bem-estar.

Foto em destaque: Ser gentil traz benefícios para si e aqueles ao seu redor Reprodução/Unsplash

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile