INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Sensação térmica de 58ºc: como evitar a retenção de líquidos e inchaços no calor

Sensação térmica de 58ºc: como evitar a retenção de líquidos e inchaços no calor

À medida que as mudanças climáticas provocadas por atividades humanas intensificam ondas de calor extremo, os impactos na saúde humana emergem como uma preocupação subestimada e alarmante. E essa sensação de altas temperaturas continuará em várias regiões do nosso país nas próximas semanas. 

Apesar dos dias ensolarados estarem sendo dedicados à praia para a felicidade da população, esse clima pode ser cruel na rotina das pessoas. Com o calor exacerbado, além da insolação, é comum sentir dores de cabeça, pressão baixa, ocorrer adesidratação e também a retenção de líquidos e inchaço em função dos vasos sanguíneos que se dilatam, dificultando a circulação. Nestes períodos, torna-se imprescindível buscar maneiras eficazes de aliviar os sintomas e buscar uma sensação de leveza e conforto.    

Em climas quentes, o corpo busca meios de resfriamento, e uma dessas respostas é a dilatação dos vasos sanguíneos e o suor. Essa dilatação é uma estratégia termorreguladora que facilita a dissipação de calor. No entanto, como consequência, os líquidos presentes nos vasos podem extravasar e acumular-se no espaço intracelular, provocando o inchaço“, afirma a Dra. Vanessa Medeiros, fisioterapeuta, especialista em Dermato-funcional e fundadora do Centro Estético Life Health.
 
Em linhas gerais, a retenção de líquidos, pode se tornar uma condição grave, levando ao agravo de doenças cardiovasculares e vasculares. “Uma condição grave, requer medidas adequadas”, explica.

De acordo com a especialista, algumas recomendações devem ser seguidas:

1-Aumentar a ingestão de água e chás diuréticos( principalmente o chá de Hibisco),

2- Ingestão de eletrólitos como Gatorade e água de coco, 

3-Verificar a pressão( o aumento súbito e sua queda brusca consequentemente pode ser um indício de IAM- Infarto Agudo do Miocárdio), 

4-Incorporar a drenagem linfática à rotina para eliminação de líquidos retidos e toxina corporal, 

5-Praticar atividades físicas para manter uma rotina saudável e a homeostase corporal, 

6-Utilizar dispositivos portáteis, como massageadores, para estimular a oxigenação do sangue, em conjunto com a terapia manual adequada de acordo com a necessidade de cada indivíduo.     

Nesse contexto, a Relaxmedic lança o Orbit Touch, um aparelho prático, leve e sem fio, com tecnologia de carregamento via USB, que pode ajudar na ativação da circulação sanguínea.  “O Orbit é um aparelho coadjuvante nas terapias tradicionais, que ajuda na melhora do fluxo sanguíneo, trazendo alívio das dores nos membros e trazendo mais disposição no dia a dia”, explica a fisioterapeuta Ana Cristina de Souza Silva, adepta aos produtos portáteis para saúde e bem estar dos pacientes.

Esse aparelho atua no trato de doenças vasculares, como o Linfedema e o Lipedema. O Lipedema é uma doença vascular que não tem cura no momento, e o Orbit pode auxiliar no processo de reabilitação, ajudando no pré e pós-operatório. No trato da celulite, minimiza o aspecto de casca de laranja na pele, proporcionando uma melhor vascularização e oxigenação tecidual”, completa a Dra Vanessa. 

Diante dos desafios impostos pelo calor extremo, a busca por soluções eficazes e práticas torna-se essencial para preservar a saúde e o bem-estar, enfrentando as altas temperaturas com cuidado e prevenção.

Foto destaque: altas temperaturas. (Foto/Reprodução)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...