INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Ser uma pessoa com hábitos noturnos pode colocar sua saúde em risco

Ser uma pessoa com hábitos noturnos pode colocar sua saúde em risco

Se você é uma pessoa que consegue render melhor à noite e tende a ficar acordado durante boa parte da madrugada para concluir as suas tarefas, o termo científico para descrever esse padrão é notívago. Ser notívago significa ter um cronotipo, uma preferência por determinadas horas do dia, mais voltadas para a noite. Estudos recentes revelaram que esse padrão pode influenciar diretamente na saúde, e pessoas que ficam acordadas até altas horas da madrugada podem estar correndo riscos de desenvolver doenças.

Saúde abalada

Estudos recentes indicaram que pessoas que têm preferência pela noite possuem o dobro de chance de ter suas artérias obstruídas. Essa condição é causada pelo acúmulo de gordura nas veias, artérias e capilares, podendo gerar sérios problemas como infarto e, caso afete algum vaso sanguíneo do cérebro, até um AVC.

O estudo reuniu mais de 700 pessoas entre 50 e 64 anos e concluiu que aqueles que afirmaram ter hábitos noturnos tinham 90% mais chances de sofrer arteriosclerose do que as pessoas que seguem um estilo de vida mais comum. Esse resultado foi obtido depois de levar em conta fatores como peso, consumo de bebidas alcoólicas, atividades físicas e tabagismo.


Ser uma pessoa com hábitos noturnos pode colocar sua saúde em risco

O uso excessivo do celular pode até mesmo ser um gatilho para distúrbios de sono, como a insônia. (Reprodução/pexels/@mikoto)


Qual o motivo

A primeira evidência é que a pessoa notívaga vai contra o relógio biológico natural do ser humano, e essa diferença está diretamente relacionada à hipertensão e à inflamação, o que pode resultar em um endurecimento das artérias.

Essas pessoas também tendem a ter hábitos alimentares menos saudáveis e a se exercitar menos, o que é exatamente o oposto do que recomenda a chefe da pesquisa para aqueles com hábitos noturnos. Ela sugere tentar dormir um pouco mais cedo e adotar um estilo de vida mais saudável.

 

Foto destaque: A luz de aparelhos eletrônicos é um dos fatores que mais atrapalha o sono atualmente. (Reprodução/Pexels/@shvets-production)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...