Além do Setembro Amarelo, que se trata sobre a prevenção do suicídio, também ocorre o Setembro Vermelho, que pode ser definido como uma campanha feita anualmente com o objetivo de informar o público sobre os cuidados que devem ser tomados a respeito da saúde do coração.
É essencial que todos tenham uma boa saúde cardiovascular, visto que esse órgão é responsável pelo bombeamento sanguíneo para o restante do corpo, assim como também é encarregado de transmitir oxigênio e nutrientes. Assim, a falta de cuidado com o coração pode gerar diversas doenças para o indivíduo.
Coração em destaque (Foto: Reprodução/Laborclin)
A preocupação mundial com as doenças cardiovasculares
De acordo com informações divulgadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), óbices cardiovasculares são os principais causadores da morte entre a população. O Acidente Cardiovascular Cerebral (AVC) e o infarto são classificados como extremamente letais pela organização.
Além disso, o território brasileiro apresenta um índice preocupante na taxa de mortalidade por problemas no coração, visto que 350 mil pessoas morrem por esse fator anualmente.
Segundo o cardiologista Heron Rached, os principais fatores de risco que levam a uma doença cardiovascular grave seriam o tabagismo, o excesso no consumo de sódio e sal, além do sobrepeso. “O caminho mais fácil para conseguirmos a redução dessas taxas é através da prevenção e setembro é um mês dedicado à conscientização sobre as doenças do coração. Quando você atinge 40 anos, metade da população brasileira já é hipertensa, ou seja, um em cada dois pacientes acima de 40 anos é hipertenso, portador de sobrepeso ou obesidade. É um dado preocupante”, relatou o especialista para o portal G1.
A prevenção das doenças
De acordo com Rached, essas doenças possuem probabilidade de serem hereditárias, mas não é obrigatório. Porém independentemente do caso, a prevenção auxilia no controle dos problemas cardíacos.
Assim, a melhor maneira de se prevenir seria com uma dieta que inclua furtas e vegetais, evitando também gorduras e carboidratos. Além disso, a prática de uma atividade física é imprescindível para uma boa prevenção.
Foto Destaque: Imagem de um coração em foco. Reprodução/Cardio 365