INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Somente 54% das crianças brasileiras foram vacinadas contra a Poliomielite

Até o último dia da campanha de vacinação contra a Poliomielite, o número de crianças que devem tomar a vacina, continua sendo considerado baixo. Os dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde, apontam que apenas 54% das crianças com faixa etária entre dois meses e cinco anos de idade foram vacinadas.

Esta campanha que começou no dia 8 de agosto, já foi prorrogada até o último dia útil de setembro, porém o índice de vacinas aplicadas não se alterou. Para os especialistas na área, esse é um fator preocupante, pois a meta estabelecida pelo Ministério era de 95% da população infantil estar em dia com esta vacina.

O problema é que nenhum dos estados brasileiros atingiu este número. Os três que chegaram mais perto da meta, foram: em primeiro lugar, a Paraíba (86,8%). Em segundo lugar, Amapá (82,8%) e por último, Alagoas, com (75%). Já os estados com o índice mais baixo, são: Rio de Janeiro (30,5%), seguido do Acre (24,5%) e Roraima (23%).


Criança tomando a vacina contra a Poliomielite (Foto: Reprodução/ Prefeitura de Jundiaí/ Fotógrafos PMJ)


Mesmo que a doença da Poliomielite tenha o título de erradicada no país desde 1994, quando nenhum caso foi registrado, a ideia da vacinação é para justamente, a sociedade como um todo, não correr o risco de se tornar vulnerável em relação à circulação do vírus.

A campanha é destinada às crianças com idades inferiores aos cinco anos e que até o momento não tenham recebido nenhuma dose deste imunizante, ou que tenha o esquema vacinal incompleto. Vale lembrar que a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), afirmou que o Brasil pode sofrer com a volta da doença.

Os governantes decidiram concentrar seus esforços para que aqui no Brasil, não aconteça o mesmo que nos países europeus, Israel e nos Estados Unidos. Nesses países, como não houveram medidas preventivas, o número de infecções pelo Polivírus Selvagem (PVS), aumentaram de forma considerável. Vale lembrar que a infecção pode acontecer por via oral e o contato com fezes infectadas e se não for tratada corretamente, a poliomielite pode causar a paralisia dos membros inferiores.

Foto Destaque: Criança tomando a vacina contra a Poliomielite. Reprodução/Prefeitura de Jundiaí/Fotógrafos PMJ.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × cinco =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...