INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Subvariante da Ômicron aumenta risco de reinfecção e gravidade do quadro

De acordo com um estudo feito pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em Lisboa, o risco de reinfecção pelo Novo Coronavírus é maior com a subvariante BA.5 da Ômicron se comparada com a BA.2, mesmo entre pessoas vacinadas ou que se recuperaram da Covid-19 recentemente.

A pesquisa liderada pela professora Irina Kislaya foi publicada na última segunda-feira (25), na plataforma científica medRxiv e foi baseada na análise de testes de 27.702 adultos diagnosticados com a Covid-19 em Portugal entre 25 de abril e 10 de junho deste ano. Desse total, 15.396 adultos haviam sido infectados com a subvariante BA.2 e 12.306 com a BA.5, em alta circulação no mundo.

Desse total, aproximadamente 10% dos casos de BA.5 foram reinfecções, contra 5,6% de reinfecções pela BA.2. Os dados da pesquisa ainda sugerem que a nova linhagem tem maior escape contra a imunidade gerada pelo organismo após contato com o vírus.

Nesse sentido, a vacinação de reforço foi associada à redução de 77% do risco de hospitalização e 88% do risco  de morte por Covid-19 após a infecção pela BA.5. Para os infectados com a BA.2, a proteção foi significativamente maior, de 93% e 94%, respectivamente. 


 

10% dos casos foram de reinfecção pela variante BA.5. (Foto: Reprodução/Freepik).


Ômicron

Em 24 de novembro de 2021, a Organização Mundial da Saúde (OMS) relatou uma nova variante do vírus SARS-CoV-2 que causa a Covid-19: a B.1.1.529, posteriormente denominada Ômicron.

A variante Ômicron do Novo Coronavírus é altamente contagiosa e possui a capacidade de driblar os anticorpos naturais gerados por um contágio anterior por quem já teve Covid-19.

Segundo pesquisas, foi comprovado que a Ômicron tem uma capacidade excepcional de contornar a imunidade desenvolvida pelo corpo após contrair outras variantes, como delta, alfa e gama.

 

Foto destaque: subvariante BA.5 aumenta o risco de reinfecção por Coronavírus. Reprodução/Freepik.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × quatro =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...