INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Terapia a laser pode ajudar a melhorar problemas de memória

Um trabalho realizado por pesquisadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, em parceria com estudioso da Universidade Normal de Pequim, na China, realizou um estudo em que eles demonstram que a terapia com laser de luz não invasiva conhecida como fotobiomodulação transcraniana (Tpbm), tem o poder de melhorar a memória de curto prazo em até 25%.


 

 

Foto: Fotobiomodulação transcraniana (Tpbm), pode melhorar a memória.   Reprodução/ istockphoto.


 Esse tratamento é aplicado na área do córtex pré – frontal do lado direito do cérebro, área reconhecida como memória do trabalho. Segundo eles este experimento mostrou como a memória de trabalho melhorou entre os participantes da pesquisa em alguns minutos de tratamento. Sendo possível rastrear atrás do monitoramento por eletrocefalograma (ECG), as mudanças na atividade cerebral.

Cerca de 90 participantes realizaram os testes que envolveram decorar cores ou orientações por 12 minutos. Todos eles também passaram por sessões de lazer inativo, como forma de placebo para comprar os efeitos.

A pesquisa publicada na revista Science Advences, na última sexta feira (2), informa que este é o primeiro estudo, a confirmar a ligação entre a memória de trabalho e a Tpbm em humanos. A luz a lazer pode ajudar na precisão, acelerar tempo de reação e melhora funções como atenção e emoção.

De acordo com eles não se sabe ao certo por que o método tem resultados positivos e nem quanto tempo os efeitos vão durar. Mas é possível que a luz do lazer esteja estimulando as células nervosas, gerando um efeito positivo entre elas.

O co autor do estudo Dongwei Li, afirma que os maiores beneficiados com a descoberta seriam pessoas com condições de TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), por ser um tratamento não invasivo e não possui efeitos colaterais. No entanto apesar do feito ser um grande descoberta para a ciência é necessário continuar investigando se esses benéficos e efeitos são duradouros, para que este experimento possa ser definitivamente levado a uma intervenção clínica.

Foto destaque: Terapia com laser de luz não invasiva, pode ajudar melhorar a memória.  REPRODUÇÃO/GETTY IMAGENS/Istockphoto.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...