INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Terceira dose é importante para combater as variantes do coronavírus, segundo infectologista

Em entrevista para a CNN Rádio, Renato Kfouri, infectologista e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, afirmou que o Brasil vive uma nova onda de Covid-19, e ressaltou que existe muita subnotificação dos casos.

“Não estamos registrando a totalidade de casos, e há cada vez mais subnotificação, com as pessoas testando menos ou não reportando resultados de autotestes. O aumento de casos é muito maior do que o reportado, todos nós conhecemos pessoas que estão com Covid-19, é um momento de maior circulação”.

Os autotestes também ajudam na subnotificação. Sem ser vinculado ao SUS, a população mais pobre não tem acesso e não existe uma forma de computar os testes realizados nas casas.


Agente da saúde aplicando a vacina (Foto: Vagner Santos/Prefeitura de Cotia)


Um dos indicadores, segundo o infectologista, é o aumento de internações e mortes.

“Voltamos ao patamar de 6 mil mortes por mês, e chegamos a reduzir para 3 mil, aproximadamente”.

No domingo (03), o Brasil registrou o 10º dia seguido de alta na média móvel de mortes por Covid, já são 223 vítimas diárias, 58% acima da média anterior, e os casos chegam a ficar acima de 60 mil por dia, depois de quatro meses abaixo desse número.

Para o diretor, o esquema da vacinação completa ainda é a maior dificuldade enfrentada.

“Temos boa parte da população somente com duas doses, mas, para a atual variante, a Ômicron, com as subvariantes b.a.4 e b.a.5, duas doses não são suficientes para proteção adequada”.

Renato Kfouri também alertou sobre o número de mortes, e que ainda não é momento de banalizar a Covid-19.

“Quando passamos de nível de 4 mil mortes por dia, para 200 mortes, parece sensação de tranquilidade, e tem se refletido no comportamento, como falta de uso de máscara, é um risco enorme, nenhuma doença infecciosa e prevenível por vacinação tem esses números”, finalizou.

Foto destaque: Aplicando a dose da vacina. Reprodução: Prefeitura Municipal de São Gonçalo

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...