INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Tirar um cochilo durante o dia pode ser bom para a saúde cerebral, segundo estudo

Se você é do tipo de pessoa que gosta de tirar uns cochilos durante o dia, gostará de saber que isso pode ser bom para sua saúde cerebral, é o que diz estudo da University College London (UCL) e da Universidade da República do Uruguai. 

De acordo com essa pesquisa, tirar cochilos durante o dia pode auxiliar a manter a saúde do cérebro durante o envelhecimento. Porém, como quase tudo na vida, cochilar em excesso não é recomendado. 

Sendo assim, associaram a soneca habitual a um maior volume total do cérebro, que pode significar um menor risco de demência e outras doenças. A diferença no volume cerebral entre aqueles que cochilam e os que não cochilam foi, em média, algo equivalente entre 2,5 a 6,5 anos de envelhecimento, de acordo com os especialistas. 


Há várias maneiras de tirar um cochilo sem ser deitado (Foto: reprodução/Gazeta do Povo)


“Nossas descobertas sugerem que, para algumas pessoas, cochilos curtos durante o dia podem ser uma parte do quebra-cabeça que pode ajudar a preservar a saúde do cérebro à medida que envelhecemos”, disse Victoria Garfield, autora e pesquisadora sênior da UCL, em um estudo publicado na revista Science. 

De acordo com Tara Spires-Jones, presidente da British Neuroscience Association e vice-diretora do Center for Discovery Brain Sciences da Universidade de Edimburgo, apesar de o estudo ter ido bem, houve limitações porque os hábitos de cochilo foram autorrelatos 

Analisando os resultados, é possível ver um crescimento pequeno, porém bastante significativo, no volume cerebral de indivíduos que têm uma assinatura genética associada a tirar sonecas durante o dia. E mesmo com as limitações, é importante a pesquisa, pois ela adiciona dados para mostrar o valor do sono em nossa saúde cerebral. 

Para esse estudo foi usada uma técnica chamada randomização mendeliana e analisou exames cerebrais e amostras de DNA de 35.080 pessoas com idades entre 40 e 69 anos envolvidas no estudo UK Biobank, que é um recurso de pesquisa e grande banco de dados biomédico que seguiu residentes do Reino Unido de 2006 a 2010. 

 

Foto destaque: O sofá costuma ser o lugar preferido de algumas pessoas para o cochilo. Reprodução/ CNN

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...