Tosses que duram semanas ou meses podem indicar problemas cardíacos, afirma médica

Lucas Venâncio Por Lucas Venâncio
3 min de leitura

Todo mundo teve pelo menos uma fase na vida em que conviveu com a tosse por bastante tempo. Esse sintoma costuma aparecer associado a doenças respiratórias, como gripe, resfriados, entre outros. É uma reação comum para limpar as vias respiratórias, expulsando agentes contaminantes e poluentes. Porém, quando a tosse ocorre por longos períodos e vem acompanhada de outros fatores ou sintomas, é necessário acompanhamento médico. 

Tosse isolada não apresenta risco à saúde

Gisele Abud é médica e diretora técnica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Zona Leste, localizado em São Paulo. Ela cedeu uma consulta à agência “O Globo”, realizada por e-mail nesse domingo (13). A médica esclarece que, geralmente, a tosse não representa perigo, mas, no caso de persistência de semanas ou até meses, é necessário uma investigação.


Gisele Abud foi consultada para falar sobre tosses e problemas cardíacos. (Foto: Reprodução: Linkedin/GiseleAbud)


Isolada, a tosse não apresenta riscos à saúde. Porém, quando acompanhada de dor no peito, chiado, falta de ar, cansaço, edema ou inchaço dos membros inferiores, há indícios de que o sintoma é decorrente de um problema cardíaco”, comentou a médica.

Colesterol alto, diabetes, histórico familiar, hipertensão, obesidade, sedentarismo e tabagismo são os principais fatores que acarretam riscos para doenças cardíacas. Nesses casos, o coração não consegue trabalhar corretamente, aumentando as chances de o paciente desenvolver insuficiência cardíaca.

Tosse pode ser resultado de insuficiência cardíaca

Na insuficiência, o coração aumenta de tamanho, dificultando o bombeamento de sangue pelo corpo. As contrações ficam menores, e assim o sangue retorna com mais frequência aos pulmões, levando a um acúmulo de líquido nesse órgão. Isso resulta em uma congestão pulmonar, gerando um estímulo à tosse, como alternativa para eliminar esse acúmulo.

Além da insuficiência, a tosse cardíaca também pode surgir em quadros de doença valvar, lesões da valva, doenças obstrutivas do coração, cardiomiopatias e cardiopatias congênitas”, acrescenta a médica. Por fim, ela ressalta a importância de procurar assistência médica em quadros onde a tosse não melhora.

 

Foto Destaque: Homem tossindo. Reprodução: Freepik.com/8photo.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile