INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

TPM: conheça os alimentos que aliviam os sintomas menstruais

O distúrbio pré-menstrual é uma síndrome crônica, que afeta cerca de 80% das mulheres mensalmente em todo mundo. Gerando queixas emocionais, comportamentais e físicas. Entre os sintomas mais relacionados pelas mulheres estão: Cólicas, náuseas, cefaléia (dor de cabeça), retenção hídrica, dores articulares, falta de energia, alteração de apetite (redução ou aumento), irritabilidade e raiva, dificuldade de concentração, alteração no padrão de sono, ansiedade e depressão associada à desilusão ou falta de solução para sua dor.


Foto: Mulher com dores de cólica. Reprodução/iStockphoto


Estes sintomas costumam aparecer cerca de 6 dias antes da menstruação e só volta após o início do fluxo menstrual. Alguns deles são graves e trazem sérios impactos na vida social e nas relações interpessoais. Em alguns casos, a mulher pode até apresentar comportamento suicida. De modo que a causa exata de como se dá o distúrbio menstrual ainda não é esclarecida, algumas teorias são bem aceitas dentre as quais estão: distúrbios relacionados a esteróides sexuais ovarianos, predisposição familiar e, por último, a teoria mais bem aceita é que este quadro está relacionado com a ciclicidade ovariana. Segundo a nutricionista Juliana Vieira, a produção de hormônios é influenciada por outros fatores, como nosso estilo de vida. Muitas vezes com uma simples mudança de hábitos alimentares podemos manter o organismo em equilíbrio evitando assim os sintomas indesejáveis da TPM (tensão pré-menstrual).

A seguir são listados 11 alimentos que, conforme a nutricionista, se inclusos na dieta, ajudam a aliviar os sintomas da menstruação:

Folhas verdes: são fontes de vitamina A. São ricas em fibras que podem aliviar os problemas digestivos associados ao ciclo menstrual. Combate a pele seca e acne hormonal.

Pipoca: carboidratos complexos são ótimos amigos nessas horas, pois possuem serotonina conhecida como hormônio da felicidade e do bem estar. Mas cuidado! Faça a refeição sem usar óleo e pegue leve no sal!

Abacate: é rico em gorduras boas, possuem uma boa quantidade de fibras. Alguns grãos como castanha-de-caju, castanha-do-pará, amendoim, nozes, amêndoas, elas guardam diversos nutrientes importantes para a saúde, como vitamina E, magnésio e manganês. Esses alimentos têm ômega 3, 6 e 9 — gorduras que ajudam na redução de doenças cardiovasculares e mantêm um estado inflamatório menor no organismo.

Banana: possui muitas vitaminas a presença de melatonina ajuda na boa qualidade do sono.

– As sementes de abóbora podem ser usadas nas saladas, o ingrediente possui ômega-3, fibras, gorduras boas, antioxidantes e minerais como ferro e magnésio. Ajuda relaxar os vasos sanguíneos e alivia as dores de cabeça.

Maçã, pêra, melão e frutas vermelhas são excelentes opções para substituir o açúcar durante os períodos em que a vontade de comer um doce se torna irresistível.

Ovos: auxilia no combate à TPM, pois carrega vitaminas D, B6 e E. A ingestão deste alimento contribui para o controle das substâncias químicas do cérebro.

Chá de camomila: tem propriedades relaxantes cruciais para tratar ansiedade e estresse.

A folha de louro tem poder anti-inflamatório, diurético, antioxidante, digestivo, diminuem a menstruação e estimula o útero a liberar o fluxo menstrual com mais facilidade.

O abacaxi e o gengibre são diuréticos, o que ajuda a diminuir a retenção de líquidos e estimulam o funcionamento do intestino.

Pra finalizar, a nutricionista recomenda uma receita que, segundo ela, é rica em nutrientes e ajuda a aliviar a cólica menstrual:

Ingredientes

  • Três fatias de abacaxi;
  • Meia maçã;
  • Uma fatia fina de gengibre;
  • Uma folha de louro.

Modo de preparo

  • Passe todos os ingredientes na centrífuga e, por último, bata o suco no liquidificador junto com o louro;
  • Enfeite com um pedacinho de casca de abacaxi.

Foto destaque: Mulher na feira comprando alimentos saudáveis. Reprodução/Freepik

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − oito =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...