Uso de vape, muito utilizado pelos jovens, acarreta aos mesmos problemas cardíacos que o cigarro

Melissa Lois Por Melissa Lois
3 min de leitura

No ano de 2021, o cigarro eletrônico virou febre entre os jovens, e além de acreditarem que seu uso não traz malefícios, apostam nele como uma alternativa saudável. No entanto, de acordo com especialistas da Universidade da Califórnia, o uso de vape é tão ruim quanto o cigarro e pode acarretar em problemas cardíacos. 

A pesquisa foi publicada na revista científica Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology (ATVB), da American Heart Association. Nos estudos, os pesquisadores, primeiramente, avaliaram a função endotelial de fumantes de vape e não fumantes. A função endotelial regula a circulação sanguínea, e quando afetada, os danos podem ser cardíacos e vasculares, como a hipertensão e a doença arterial coronariana.

Apesar da diferença de substâncias entre o vape e o cigarro, os pesquisadores descobriram que os danos aos vasos sanguíneos não são provocados por um componente específico, mas sim pela irritação das vias áreas responsáveis pelas funções involuntárias dos órgãos internos.

“Ficamos surpresos ao descobrir que não havia um único componente que você pudesse remover para interromper o efeito prejudicial da fumaça ou do vape. Enquanto houver algo irritando as vias aéreas, a função dos vasos sanguíneos pode ser prejudicada”, disse Matthew L. Springer, um dos autores da pesquisa.

A conclusão dos cientistas é que os prejuízos causados pelo uso frequente de cigarro eletrônico e de tabaco, são semelhantes para a saúde cardíaca. 


O uso de vape por jovens sem saber as consequências. (Foto: Reprodução/Blog JuicesBR)


As doenças cardiovasculares (DCV) são líderes de mortalidade no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), aproximadamente 14 milhões de brasileiros possuem alguma doença no coração e cerca de 400 mil morrem por ano em decorrência dessas enfermidades, o que corresponde a 30% de todas as mortes no país.

Qualquer tipo de fumaça com nicotina pode estimular a produção de novas placas nas artérias e piorar o acúmulo de gordura nas paredes das artérias. “Os homens fumantes têm três vezes mais chances de ter um infarto, se comparado aos homens não fumantes. Nas mulheres, esse risco é ainda maior”, esclareceu Abrão Cury, cardiologista e clínico geral do Hospital do Coração (HCor), de São Paulo (SP), em entrevista realizada ao site do Hospital.

 

Foto destaque: Segurando um vape na mão. Reprodução/Blog JuicesBR

Deixe um comentário

Deixe um comentário