Vacinação completa da Pfizer e Moderna aumentam os anticorpos contra a Covid-19

Suelem Oliveira Por Suelem Oliveira
3 min de leitura

A vacinação contra o novo coronavírus é a maior aliada na prevenção de sintomas graves da doença. Em grande maioria, as pessoas que foram vacinadas apresentam reações leves após a aplicação como dor, sensibilidade e inchaço no local da injeção e em alguns casos febre baixa e dor no corpo. Algumas pessoas também podem apresentar fadiga e calafrios, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os sintomas podem ocorrer logo na aplicação da vacina, ou entre 24 e 48 horas, e desaparecem em poucos dias.

Uma pesquisa realizada recentemente nos Estados Unidos revela que pessoas vacinadas com os imunizantes da Pfizer ou da Moderna que apresentaram algum sintoma como febre, calafrios, dores musculares ou fadiga apresentaram uma resposta de anticorpos mais elevada. O estudo foi publicado no periódico científico JAMA.

“Em conclusão, esses achados apoiam o entendimento dos sintomas pós-vacinação como sinais da eficácia da vacina e reforçam as diretrizes para reforços da vacina em idosos”, afirma o artigo.


Homem se vacinando contra a Covid-19. (Foto: Reprodução/Instagram)


A pesquisa foi realizada com pessoas que apresentaram sintomas pós-vacinação, sendo eles, febre, calafrios, dor muscular, náusea, vômito, dor de cabeça, fadiga moderada e sintomas locais. Os anticorpos do tipo IgG, que mostra a proteção mais duradoura para a Covid-19 foram medidos. Também foram avaliadas as associações entre os sintomas pós-vacinação e a resposta de anticorpos.

Segundo o estudo em uma amostra de adultos dos Estados Unidos, mais velhos, vacinados duas vezes, sintomas sistêmicos autorrelatados após a vacinação com mRNA de SARS-Cov-2 foram associados a uma maior resposta de anticorpos versus sintoma apenas local ou nenhum sintoma. Esses resultados concordam com um estudo anterior em profissionais de saúde dos EUA que mostrou maiores medições de anticorpos pós-vacinação entre aqueles com sintomas significativos após uma vacina de mRNA.

Após a análise os pesquisadores concluíram que quase todos os participantes mostraram uma reposta positiva de anticorpos à série completa de vacinas. No entanto, os sintomas sistêmicos permanecem associados a uma maior resposta de anticorpos. Eles destacam que é necessário mais estudo para o esclarecimento de mecanismos biológicos associados às diferenças de resposta imunológica após a vacinação.

Foto Destaque: Vacina contra a Covid-19. Reprodução/Instagram

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile