Veja 10 sintomas usuais que podem ser indicadores de câncer

Aisha Carvalho Por Aisha Carvalho
8 min de leitura

Quando falamos sobre o câncer, a maior parte das pessoas atribui um peso inconsciente à palavra, já que a doença ganhou visibilidade por ter um tratamento agressivo e nem sempre eficaz. Assim, criou-se no imaginário popular a visão de uma doença completamente perigosa, e de resultado quase sempre fatal. No entanto, graças à evolução da ciência e medicina, a taxa de sobrevivência aumentou desde a década de 70, e esse avanço é possível devido aos diagnósticos cada vez mais precoces. 

Câncer, ou tumor maligno, é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células. Dividindo-se rapidamente, estas células agrupam-se formando tumores, que invadem tecidos e podem invadir órgãos vizinhos e até distantes da origem do tumor (metástases). 

Apesar do diagnóstico assustar, a verdade é que a maior parte dos tumores são tratáveis com um resultado bastante favorável se o paciente for diagnosticado antes de chegar a um quadro avançado. O problema na verdade, é que na maioria das vezes, por não darem tanta importância e não quererem ir ao médico regularmente, alguns sintomas que seriam cruciais para um diagnóstico precoce são ignorados completamente.


Moça com câncer conversando com sua médica em um consultório (Foto: reprodução/Freepik)


Por isso, pesquisadores como Katriina Whitaker, da University College London, falam sobre a importância de ir ao médico: “Há quem pense que não deveríamos encorajar as pessoas a serem hipocondríacas, mas temos um problema com indivíduos que não vão ao médico porque acreditam que estão desperdiçando seu tempo e usando inutilmente os recursos do sistema de saúde”.

“Temos que transmitir a mensagem de que se você tiver sintomas que não desaparecem, especialmente aqueles que são considerados sinais de alerta, você não deve ignorá-los, deve ir ao médico e procurar ajuda”, diz Katriina à reportagem da BBC. 

A questão é que o diagnóstico precoce pode impedir que o câncer se espalhe para o resto corpo, e assim as chances de superar a doenças são muito mais altas. Por isso, listamos 10 sintomas que podem passar despercebidos.

1. Súbita perda de peso

É preciso ter atenção quando há uma perda de peso repentina e sem motivo aparente, pois a maior parte das pessoas com câncer experimenta a perda de peso em algum momento. Por isso, um emagrecimento de 5 kg ou mais pode ser um primeiro sinal da doença, frequentemente vista em casos de câncer de pâncreas, estômago, esôfago e pulmão.

2. Febre

Apesar de ser mais comum quando o câncer já se espalhou desde o local de origem, a febre ainda assim é muito comum em pacientes com câncer, e pode ser um sinal precoce de câncer como leucemia e linfoma.

3. Cansaço

Aquela fadiga que não melhora com o repouso pode ser um sintoma importante à medida que o câncer progride. A exaustão extrema pode ocorrer logo no início em alguns tipos de câncer, como a leucemia. Já os cânceres de cólon ou estômago podem causar uma perda de sangue anormal, sendo também uma outra forma da doença de causar cansaço no paciente.

4. Mudanças na pele

Assim como os cânceres de pele, alguns outros tipos podem causar certas alterações visíveis na derme. Esses sinais e sintomas podem ser escurecimento da pele (hiperpigmentação), pele e olhos amarelados (icterícia), vermelhidão (eritema), comichão (prurido), além do crescimento excessivo de pelos.

5. Mudança miccional ou na função da bexiga

Constipação, diarreia ou alteração no tamanho das fezes por um longo período podem ser um sinal de câncer de cólon. No entanto, dor ao urinar, sangue na urina ou alterações na função da bexiga (como urinar com mais ou menos frequência) podem estar relacionadas ao câncer de bexiga ou de próstata.

6. Feridas que não cicatrizam

Já é de conhecimento geral que manchas que crescem, doem ou sangram podem ser sintomas de câncer de pele, mas também devemos estar atentos a pequenas feridas que não cicatrizam por mais de quatro semanas. Uma ferida na boca que não está cicatrizando pode ter sido causada por câncer bucal. Na realidade, é importante salientar que qualquer alteração na boca que perdure por muito tempo deve ser examinada por um médico ou dentista imediatamente.

7. Sangramento

Qualquer tipo de sangramento incomum deve ser avaliado com cuidado, pois pode estar ocorrendo devido a um câncer em estágio inicial ou avançado. Tossir sangue, por exemplo, pode ser um sinal de câncer de pulmão. No entanto, se o sangue aparecer nas fezes (que podem ser de cor muito escura), pode ser um sinal de câncer de cólon ou câncer de reto. Já o câncer cervical do endométrio (revestimento do útero), pode causar sangramento vaginal anormal. Além disso, sangue na urina pode indicar um câncer de bexiga ou de rim. E por fim, o câncer de mama pode causar a saída de secreção pelo mamilo. Ou seja, independente de qual for o sangramento, é necessário a avaliação urgente de um médico.

8. Rigidez ou caroços no corpo

Já sabemos que muitos tipos de câncer podem ser sentidos na pele, e estes ocorrem principalmente nas mamas, testículos, gânglios linfáticos (glândulas) e tecidos moles do corpo. Então um caroço ou rigidez anormal pode ser um sinal precoce ou tardio do câncer.

9. Dificuldade para engolir

Indigestão persistente ou dificuldade para engolir podem ser sinais de câncer de esôfago (o tubo de deglutição que leva ao estômago), estômago ou faringe (garganta). No entanto, assim como muitos outros sintomas desta lista, estes podem ser causados por outros motivos e doenças, por isso é necessário reafirmar a importância de um médico para avaliar os sintomas.

10. Tosse ou rouquidão persistente

A tosse persistente pode sim ser um sinal de câncer de pulmão, e caso ela não cesse depois da terceira semana, é aconselhável consultar um médico. Já a rouquidão pode ser um sinal de câncer na laringe ou na glândula tireoide.

 

Foto destaque: Moça diagnosticada com câncer usando lenço. Reprodução/Freepik

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile