Se você tem problemas na hora de dormir, aqui vão algumas dicas para que seja possível melhorar a qualidade do seu sono. E a qualidade do sono pode levar ao desenvolvimento de doenças crônicas. Pessoas que dormem cinco horas ou menos têm riscos maiores de desenvolver doenças como AVC (Acidente Vascular Cerebral), Parkinson e diabetes. Lembrando que o sono é um importante processo para nosso corpo.
E para melhorar a qualidade do sono, Luciano Drager, cardiologista e presidente da Associação Brasileira do Sono, diz que o significado de dormir bem seria a junção de qualidade e quantidade com regularidade. Ter um sono bom é tão importante que a World Sleep Society (Sociedade Mundial do Sono) fez um dia de conscientização do sono, celebrado no dia 17 de março. E para melhorarmos nossa qualidade na hora de dormir, aqui vão algumas dicas que podem nos ajudar nessa hora.
Criar uma rotina para a hora de dormir e a de acordar (além de ações prévias a hora de nos deitarmos), evitar cochilos durante o dia, organizar o ambiente para uma boa noite de sono, cuidar da alimentação, evitar o uso de tecnologias antes de dormir, praticar exercícios físicos regularmente e evitar o uso de bebidas com cafeína no período noturno, reduzir estímulos sonoros, praticar técnicas de relaxamento antes de dormir, encontrar a posição mais confortável e cuidar da saúde metal.
Além disso há pessoas que realmente necessitam de tratamento para melhorar seus sonos, para esse caso recomenda-se procurar um médico para uma consulta de avaliação individual e encontrar a melhor solução de acordo com a necessidade do paciente.
De acordo com estudos realizados pela Fundação Oswaldo Cruz, mais de 70% da população brasileira sofra com alterações no sono. E sem saber o que fazer, acabam recorrendo a automedicação com substâncias vendidas sem receita, o que pode gerar problemas.
Foto destaque: Inúmeros seres humanos sofrem com insônia ao redor do mundo. Foto: reprodução/ BBC)