INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Veja como lidar com o inchaço do rosto ao acordar

Veja como lidar com o inchaço do rosto ao acordar

O inchaço matinal no rosto tem várias causas possíveis. Segundo a dermatologista Dra. Mônica Aribi, sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia, há uma predisposição para o inchaço, devido ao sistema linfático, responsável pela absorção de líquido das células, ficar mais lento durante o sono. Essa predisposição é ativada por alguns fatores, como dieta rica em sódio, consumo de bebidas alcóolicas, remédios, alterações hormonais, posição de dormir e até genética.

Algumas dicas podem ajudar a resolver e a evitar o aspecto inchado do rosto ao amanhecer.

Dicas de como evitar

É necessário mudar alguns hábitos de estilo de vida, acrescentar alguns tipos de cuidados com a pele e, caso o problema não seja resolvido, procurar um médico para investigação hormonal.

Mudar a posição de dormir, pois deitar de bruços ou de lado é como “amassar” o rosto, favorecendo o inchaço matinal. Beber água também é bom para evitar o problema, com o consumo de pelo menos 2L de água por dia.

Comer menos sal, principalmente antes de dormir. “Fique de olho também em sucos de caixinha e produtos light, diet e zero, que também têm muito sódio na composição”, afirma a Dra. Mônica. 

Evitar consumo de álcool, pois, ao beber dois ou mais drinks por dia, há uma grande quantidade de dano que ocorre na pele: “O álcool afeta qualquer membrana, mucosa, do pâncreas e fígado à pele. O primeiro efeito é a desidratação, uma vez que, na verdade, retira todo o fluido da pele. Essa desidratação pode se traduzir também em inchaço facial, principalmente na região dos olhos”, diz a dermatologista. 

No skincare, tentar extratos de algas: alguns extratos de algas marinhas atuam como estimulante metabólico, o que ajuda a melhorar a produção de energia celular, ajudando contra o inchaço. 

Por fim, a dermatologista reforça que é importante, também, lembrar de remover a maquiagem antes de dormir. “A inflamação na pele piora o inchaço e dormir com maquiagem contribuirá para isso. Se o problema for persistente, a investigação médica hormonal será necessária”, finaliza.

Dicas de como resolver 

Beber mais água e comer mais vegetais. O corpo retém mais água onde pode como resposta aos efeitos desidratantes. Por isso, é importante manter-se hidratado para reduzir esses efeitos, além de reduzir o consumo de sódio. 

Lavar o rosto com água fria com um sabonete específico para o tipo de pele, de preferência com extratos botânicos com ação anti-inflamatória, calmante e descongestionante, como a camomila e a erva doce. Eles ajudam na diminuição do edema.

Na noite anterior, deixar a embalagem de água termal com ativos calmantes na geladeira. “Logo após lavar o rosto, pela manhã, borrife no rosto. A temperatura fria do produto refresca e descongestiona a pele”, explica a Dra. Mônica.

O inchaço no rosto também pode ser controlado através da realização de uma massagem. “A massagem facial proporciona uma melhora da circulação sanguínea, o que contribui para uma oxigenação eficiente e faz com que as células da pele sejam nutridas adequadamente”, explica a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Aplicar um creme com cafeína na área dos olhos, segundo a médica, pode ajudar, pois a cafeína contrai os vasos sanguíneos e diminui o inchaço como resultado.

A Vitamina C deve ser usada para conferir efeito antioxidante. “Internamente, a Vitamina C trabalha para conferir ação tópica antioxidante, com diminuição de enzimas que degradam colágeno, o que é particularmente importante se o motivo do inchaço for a dieta“, diz a Dra. Mônica. Ela acrescenta que o protetor solar deve ser usado diariamente para evitar danos à pele.

Por fim, a prática regular de atividade física pode aliviar e prevenir o inchaço. “Os exercícios não apenas aumentam a frequência cardíaca, o que melhora o fluxo sanguíneo. Além disso, a própria contração muscular já contribui para a drenagem dos líquidos”, explica a Dra. Mônica. 

Dra. Mônica Aribi: dermatologista, sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e International Fellow da Academia Americana de Dermatologia.

Cirurgiã vascular, Dra. Aline Lamaita é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, do American College of Phlebology, e do American College of Lifestyle Medicine.

Foto destaque: cuidado com a pele (Foto/reprodução)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...