INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Veja como se prevenir das doenças que são comuns no inverno

Veja como se prevenir das doenças que são comuns no inverno

Na próxima quarta-feira (21), chegará o inverno. Nessa época do ano, por conta da baixa temperatura, é comum o surgimento ou o reaparecimento de algumas doenças, entre elas as doenças virais causadas pela gripe. Saiba quais são as principais doenças e como se prevenir.


Veja como se prevenir das doenças que são comuns no inverno

Em São Paulo, existe o programa “baixa temperatura”. Basta ligar 156 quando os termômetros estiverem abaixo de 13°C para ajudar os moradores de rua (Foto: Reprodução/Globo)


A gripe é a doença que mais afeta a população no inverno. Os principais sintomas são as dores de cabeça e no corpo, mal-estar, febre, cansaço, fraqueza muscular, respiração ofegante e falta de ar. O contágio do vírus gripal acontece porque nessa época do ano as pessoas costumam ficar em locais fechados, onde dificilmente há circulação de vento, e fechar as janelas em locais de aglomeração, como o transporte público, ou em lugares que reúnem grande número de pessoas, o que facilita a circulação do vírus. Recomenda-se, principalmente, que as pessoas não fiquem aglomeradas em lugares fechados e, sempre que possível, deixem a circulação do ar transitar pelo local. Além disso, evitar sair do banho quente e pegar friagem ou entrar em contato com ar condicionado e ventiladores também é recomendado. Caso a gripe não melhore e haja uma piora, ela pode se tornar uma pneumonia.

Outra doença característica do inverno são as dores musculares e nas articulações. As dores nas articulações acontecem porque a maioria das juntas presentes no organismo produz um líquido sinovial, que serve para lubrificá-las. Porém, durante os períodos mais frios, existe um aumento da viscosidade desse líquido, causando dor e rigidez articular. As dores musculares são causadas pelas contrações dos vasos sanguíneos na tentativa de manter o calor corporal e o equilíbrio térmico do organismo. 

As doenças cardiovasculares são as que mais preocupam nessa época do ano, dependendo do avanço da doença, é possível que a pessoa tenha um AVC (acidente vascular cerebral). A doença cardiovascular acontece porque o organismo provoca uma contração nas artérias tentando manter o corpo aquecido. A vasoconstrição reduz o fluxo sanguíneo e aumenta a pressão arterial. Isso acontece pois nos dias em que a temperatura cai drasticamente, o coração realiza um esforço maior para manter o equilíbrio térmico. Esse esforço a mais pode sobrecarregar o órgão e até mesmo levar ao infarto do miocárdio.

As formas mais eficazes para reduzir o risco de contrair alguma dessas doenças é se hidratar, evitar o máximo possível o estresse, ter uma noite de sono bem dormida também ajuda, além de manter sempre uma alimentação saudável, balanceada e colorida, que contenha vitaminas C e D, selênio, zinco, entre outros.

 

Foto destaque: Saiba como prevenir doenças mais comuns causadas pela baixa temperatura. Reprodução/Band

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...