Alguns alimentos se consumidos na parte da noite podem ajudar em uma boa noite de sono, já por outro lado existem aqueles podem atrapalhar o sono. Alimentos como frituras, álcool, carnes vermelhas e aqueles são bem apimentados tem um impacto no organismo, deixando a digestão lenta e dificultam o sono.
A quantidade de alimento consumido e o horário influenciam no momento do repouso, como por exemplo comer e depois de duas horas da alimentação feita ir se deitar colabora no processo de bem-estar e relaxamento. Alguns alimentos são mais fáceis de serem digeridos e outros nem tanto, vejamos a seguir.
Algumas frutas e verduras ajudam a ter uma boa noite de sono (Foto:Reprodução/IGSaúde)
Alimentos gordurosos e ácidos como salgadinhos, frituras, fast-foods, pizzas, biscoitos, e pratos mais pesados como feijoada, dobradinha são de difícil digestão, podem causar azia, gases, sensação de estomago pesado e deixam a digestão mais lenta.
Café, chocolates, e alimentos termogênicos como canela, gengibre e pimenta, são outros tipos de alimentos que não são recomendados para consumo no período noturno. Esses alimentos estimulam o sistema nervoso central do ser humano. Já a carne vermelha, que também não é recomendada para o período noturno, tem a digestão mais lenta por causa da proteína e não é recomendada o consumo em excesso no período da noite.
O álcool atrapalha o sono, segundo estudo publicado pelo JMIR Mental Health, o álcool interfere em áreas do sistema nervoso responsáveis de alerta e de descanso, gerando alterações cardíacas durante o sono, o que faz com que o sono não seja reparador.
Já algumas frutas como banana, abacate, o frango, ovos, leite, verduras com folha verde escura são algumas opções que ajudam a ter uma noite de sono tranquila. Os chás de camomila, cavalinha, erva-cidreira, melissa possuem propriedades calmantes e são indicados para indução de sono.
Foto destaque: Alimentos que ajudam a ter uma noite de sono tranquila Reprodução/Colchoesportal