Verrugas: O que é, sintomas, tratamentos e causas

Yan Guedes Por Yan Guedes
3 min de leitura

As verrugas são pequenos crescimentos benignos da pele, geralmente inofensivos, causadas pelo vírus papilomavírus humano (HPV). Disseminam-se pela pele através do contato das lesões com áreas não atingidas e são transmitidas pelo contato direto com pessoas contaminadas. Podem surgir em pessoas de qualquer idade e em qualquer parte do corpo, como no pé, na virilha, no rosto, nas mãos ou na região genital. O diagnóstico é clínico e elas não costumam apresentar nenhum tipo de sintoma.

Embora possam surgir em qualquer pessoa, alguns fatores podem facilitar o surgimento das verrugas. Como por exemplo, crianças, que costumam sofrer mais lesões na pele, pessoas que roem a unha da mãos com frequência e pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, como portadores do vírus HIV e doenças autoimunes. 

Os cinco tipos de verrugas mais comuns são a vulgar, que se localiza na superfício normal da pele. As lesões são endurecidas, de superfície áspera e coloração esbranquinçada. A verruga plana juvenil são pequenas lesões, de superfície plana e em grande número. São mais comuns em adolescentes nas regiões da face e membros. A verruga plantar fica localizada nas plantas dos pés, lesões que crescer para dentro da pele, pelo fato do peso do corpo impedir o seu crescimento para fora. As maiores costumam ser dolorosas ao pisar. Temos também a verruga filiforme que é mais frequente na face e no pescoço, forma lesões semelhantes a um dedo que se projeta da superfície da pele. Mais encontrada em pessoas idosas. Por último, a verruga genital que é encontrada na genitália ou na região perianal. São mais macias e podem ser úmidas. Mais comum em adultos e pode ser adquirida por transmissão sexual.


Verrugas na mão (Foto: Reprodução/mdsaude)


Para o tratamento, antes de tudo, é importante fazer o diagnóstico correto por meio de uma consulta com um dermatologista, que é o médico especialista na saúde da pele, cabelos e unhas. Jamais deve-se tentar extrair uma verruga por conta própria, já que pode causar um ferimento grave, além do risco de infecção.

Foto destaque: verrugas na mão: Foto reprodução: jornal extra

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile