Videogames podem causar perda auditiva, advertem cientistas

Pedro Ramos Por Pedro Ramos
4 min de leitura

Um alerta global foi emitido por cientistas, após uma revisão sistemática de estudos envolvendo mais de 50 mil pessoas, indicando que jogadores jovens de videogames podem estar correndo o risco de perda auditiva irreversível e zumbido persistente no ouvido. A pesquisa, publicada na renomada revista BMJ Public Health, revelou que os níveis sonoros associados aos videogames excedem frequentemente os limites de segurança permitidos.

Níveis alarmantes de som

Apesar de locais de música já terem sido reconhecidos como fontes potencialmente inseguras, a atenção aos efeitos dos videogames na perda auditiva tem sido limitada, de acordo com os pesquisadores. A revisão abrangeu 14 estudos revisados por pares de nove países, envolvendo mais de 50 mil participantes de diversas regiões.

Os níveis de som relatados variaram de 43,2 decibéis (dB) em dispositivos móveis para até 89 dB em centros de jogos ou salas de computadores pessoais, com picos de até 119 dB durante jogos com sons de impulso. Os limites de exposição permitidos são 100 dB para crianças e 130–140 dB para adultos.


Exposição sonora média de videogames foi registrada entre 88,5 dB e 91,2 dB para jogos de tiro, enquanto de corrida apresentou uma média de 85,6 dB (Foto: reprodução/Freepik)


Associações preocupantes

Cinco estudos analisaram associações entre jogos e perda auditiva autorreferida, limiares auditivos ou zumbido. Dois desses estudos concluíram que o uso frequente de centros de jogos aumenta significativamente as chances de zumbido grave e perda auditiva de alta frequência.

Cientistas estimam que mais de 10 milhões de pessoas nos EUA podem estar expostas a níveis de som considerados “altos” ou “muito altos” durante o uso de videogames ou jogos de computador.

A média de exposição sonora de cinco videogames foi medida em 88,5 dB, 87,6 dB, 85,6 dB e 91,2 dB para jogos de tiro, além de 85,6 dB para um jogo de corrida. Os autores alertam que esses níveis se aproximam dos máximos permitidos.

Recomendações para proteger a audição

Os pesquisadores recomendam que os jogadores protejam sua audição mantendo o volume baixo, utilizando fones de ouvido bem ajustados e com cancelamento de ruído, além de considerar o uso de tampões de ouvido em ambientes barulhentos. Check-ups auditivos regulares também são aconselhados.

Apelo global pela conscientização

A Organização Mundial da Saúde (OMS) faz um apelo global, instando os governos a desenvolverem legislação para ouvir com segurança e aumentar a conscientização sobre os riscos da perda auditiva. O subdiretor-geral da OMS, Ren Minghui, destaca a importância da colaboração entre governos, setor privado e sociedade civil na promoção de práticas de escuta segura, especialmente entre os jovens. A busca por um novo padrão global de segurança auditiva é urgente e imperativa.

 

Foto destaque: conclusões foram confirmadas após uma análise sistemática de estudos envolvendo mais de 50 mil pessoas (Reprodução/Freepik)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile