As doenças gastroenterites virais, mais conhecidas como viroses, são a maioria das ocorrências do pronto atendimento infantil no verão. Quem explica é a pediatra e coordenadora do Serviço de Pediatria do Imperial Hospital de Caridade, Flavia Zandavalli.
“As ocorrências se traduzem muitas vezes em vômitos e diarreias, levando, em casos mais graves, a quadros de desidratação. Queimaduras solares, queimaduras após contato com águas vivas e afogamentos também se intensificam muito nessa época do ano”, alerta a pediatra.
Ainda de acordo com a médica, o verão contribui para o aumento das buscas do pronto atendimento infantil porque o sol e o calor podem acarretar uma série de consequências para a saúde das crianças, intensificada pelas férias escolares e a consequente falta de rotinas, principalmente de hábitos mais saudáveis.
“Com a elevação das temperaturas e a alta exposição ao sol, a oferta de água e líquidos deve ser redobrada, além do cuidado permanente com as queimaduras solares através do uso frequente de protetor solar, para evitar desidratação e insolação. O cuidado com os insetos e com o condicionamento de alimentos perecíveis também é fundamental”, explica a Dra. Flavia.
Como os pais podem prevenir estes problemas?
Prefira a exposição solar pela manhã e ao final do dia;
Nunca deixe as crianças sozinhas, ainda que por um pequeno intervalo de tempo, perto de piscinas, mar ou baldes de água;
Evite comidas gordurosas e fritas;
Frutas, saladas e sucos naturais são ótimas opções;
Adote roupas leves e claras, preferencialmente acompanhadas de chapéus, bonés e roupas com proteção solar;
Nunca se esqueça de oferecer muita água, protetor solar mesmo em dias nublados e utilizar repelentes.
Foto Destaque: Reprodução