O filho Ravi, de apenas um mês, do casal Viih Tube e Eliezer recebeu alta neste sábado (14) após passar 20 dias internado por conta de uma enterocolite. O diagnóstico da doença não foi divulgado até o momento em que a família retornou para casa. Em boletim, o Hospital Israelita Albert Einstein confirmou o motivo da internação. A doença, que pode ter mais de uma causa, afeta o trato digestivo e é considerada grave para bebês. Até então, a única informação divulgada seria sobre uma inflamação causada por um quadro de hemorragia, informação que teria sido confirmada pelo pai da criança.
O que é a doença
A enterocolite é uma doença que afeta o trato intestinal, podendo afetar tanto o intestino delgado quanto o grosso. As causas podem ser várias, desde o uso de medicamentos ou infecções por bactérias, como a Clostridium difficile, Escherichia coli e Salmonella, por exemplo. Outra causa comum também pode ser reação alérgica.
Entre os sintomas estão diarreia, dores abdominais, febre, náuseas e vômito. Também existem várias formas da doença, entre elas estão a Doença de Crohn e Enterocolite necrosante, esta que é uma das principais em diagnósticos em bebês prematuros.
Como o organismo dos bebês ainda está em formação, a doença pode afetar o intestino, podendo causar danos graves. A doença causa muita preocupação, pois é considerada uma das principais causas de internações de bebês e de mortalidade infantil. Em casos de enterocolite necrosante (ECN), a taxa de sobrevivência dos recém-nascidos fica entre 70% e 80%.
Caso Ravi
Dois dias após a alta, Viih Tube, mãe de Ravi, se manifestou nas redes sociais. Emocionada, ela demonstra que ainda está processando toda a situação. Ela fez a declaração em postagem com uma foto do filho.
Bom dia! Minha ficha está caindo que a vida está voltando ao normal”
– Viih Tube, em publicação no Instagram
Ela também deu atualizações sobre a saúde da criança, indicando que ele “está ótimo”, porém ela segue em alerta para qualquer mudança. O casal também uma outra filha, a Lua de um ano.