O vírus que causa a Covid-19, pode ter efeitos no cérebro semelhantes aos da esquizofrenia. A revista científica “European Archives of Psychiatry and Clinical Neurosciences”, responsável pelo estudo, divulgou a informação nesta sexta-feira (19).
Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM) e do Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa trabalharam juntos para ajudar no entendimento sobre as doenças cerebrais e seus respectivos tratamentos.
A pesquisa
Os pesquisadores analisaram padrões nas proteínas cerebrais de pessoas que morreram vítimas de Covid-19 e de esquizofrenia. Eles coletaram as informações em bancos de dados e estudos anteriores.
Durante a pesquisa, eles encontraram um conjunto específico de proteínas em cérebros afetados pelas duas doenças e compararam as amostras com proteínas de cérebros saudáveis para entender melhor quais funções do órgão são afetadas.
O pesquisador e autor do estudo, Daniel Martins de Souza, explicou à Agência Bori que o esperado era encontrar muitas diferenças entre as amostras, já que a Covid-19 é causada por uma infecção viral e a esquizofrenia tem origem genética.
Contrariando as expectativas, os resultados indicaram que a Covid-19 e a esquizofrenia afetam as mesmas vias cerebrais, especialmente no que diz respeito aos impactos moleculares e funcionais no cérebro.
O estudo também identificou que, a longo prazo, a Covid-19 e a esquizofrenia podem contribuir para o desenvolvimento de deficiências cognitivas e sintomas psiquiátricos parecidos. O motivo são as semelhanças na maneira como as duas doenças interferem em processos que aceleram o envelhecimento do cérebro, alteram a obtenção de energia celular do órgão e sua comunicação com o organismo.
Além disso, é possível que a Covid-19 e a esquizofrenia aumentem o risco de diabetes e síndrome metabólica, o que também aumenta as chances de derrames e ataques cardíacos.
Necessidade de mais estudos
Apesar das descobertas, mais estudos devem ser realizados para entender melhor como a Covid-19 e a esquizofrenia afetam o cérebro humano e desenvolver tratamentos para pessoas que sofrem dessas doenças.
O pesquisador Daniel falou sobre como o estudo das duas doenças pode ajudar no entendimento mais profundo delas. Ele também acredita que a pesquisa pode facilitar a busca por tratamentos e auxiliar estudos de outras infecções causadas por vírus que podem prejudicar o cérebro, como o Zika Vírus.