INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Fazer enxágue bucal com matcha pode combater a bactéria da periodontite, revela estudo japonês

Pesquisa mostra redução significativa de Porphyromonas gingivalis e sugere uso clínico do chá verde em pó no tratamento da doença periodontal

Matcha em formato de condimento
Segundo os pesquisadores, a substância pode abrir caminho para seu uso como tratamento complementar contra a doença (Fotografia: Reprodução/Freepik/Freepik)

Um estudo recente sugere que sessões de enxágue bucal com extrato de matcha, um chá verde em pó derivado da planta Camellia sinensis, podem combater a bactéria causadora de periodontite na boca.

Os dados indicam que a substância pode ser eficaz tanto no tratamento quanto na prevenção da doença, ou servir como um tratamento complementar. A periodontite é uma infecção grave das gengivas que pode danificar os tecidos ao redor dos dentes, afetar os ossos da região e até levar à perda dental.

Estudo publicado na Microbiology Spectrum

Publicado na revista científica Microbiology Spectrum, o estudo analisou o efeito do enxágue bucal com matcha sobre a bactéria Porphyromonas gingivalis, uma das principais causadoras da periodontite. Os cientistas, de instituições de pesquisa no Japão, conseguiram inibir o crescimento dessas bactérias em laboratório.

Além disso, em um teste clínico com 45 pessoas com periodontite crônica, houve uma “redução significativa” das bactérias na boca dos participantes após o uso do enxágue bucal.

Detalhes do experimento

Os pacientes foram divididos em três grupos: um utilizou enxaguante bucal à base de chá de cevada, outro usou enxaguante com extrato de matcha, e o terceiro grupo utilizou enxaguante com hidrato de azuleno sulfonato de sódio.


Fazer enxágue bucal com matcha pode combater a bactéria da periodontite, revela estudo japonês
O matcha, usado como possibilidade para enxágue bucal, pode combater a bactéria causadora da periodontite (Fotografia: Reprodução/Freepik/Freepik)

O procedimento foi realizado duas vezes ao dia, por pelo menos um mês. Os resultados mostraram que o grupo que usou matcha apresentou a maior redução nos níveis da bactéria em comparação aos outros grupos.

Os pesquisadores destacaram que este estudo reforça evidências anteriores sobre o poder antimicrobiano do matcha contra a P. gingivalis, oferecendo maior suporte científico para seu uso no tratamento da periodontite.

Benefícios adicionais do matcha

O matcha é produzido de forma que potencializa os benefícios já conhecidos do chá verde, concentrando antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de pressão arterial alta e a controlar o colesterol, promovendo a saúde cardiovascular.

O matcha combate radicais livres graças à sua riqueza em catequinas e polifenóis, auxiliando na prevenção do envelhecimento precoce e de doenças crônicas. A concentração de antioxidantes em um copo de matcha é dez vezes superior à de um copo de chá verde, seis vezes maior que a de goji berry e 120 vezes superior à de espinafre.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...