Um estudo recente sugere que sessões de enxágue bucal com extrato de matcha, um chá verde em pó derivado da planta Camellia sinensis, podem combater a bactéria causadora de periodontite na boca.
Os dados indicam que a substância pode ser eficaz tanto no tratamento quanto na prevenção da doença, ou servir como um tratamento complementar. A periodontite é uma infecção grave das gengivas que pode danificar os tecidos ao redor dos dentes, afetar os ossos da região e até levar à perda dental.
Estudo publicado na Microbiology Spectrum
Publicado na revista científica Microbiology Spectrum, o estudo analisou o efeito do enxágue bucal com matcha sobre a bactéria Porphyromonas gingivalis, uma das principais causadoras da periodontite. Os cientistas, de instituições de pesquisa no Japão, conseguiram inibir o crescimento dessas bactérias em laboratório.
Além disso, em um teste clínico com 45 pessoas com periodontite crônica, houve uma “redução significativa” das bactérias na boca dos participantes após o uso do enxágue bucal.
Detalhes do experimento
Os pacientes foram divididos em três grupos: um utilizou enxaguante bucal à base de chá de cevada, outro usou enxaguante com extrato de matcha, e o terceiro grupo utilizou enxaguante com hidrato de azuleno sulfonato de sódio.
O procedimento foi realizado duas vezes ao dia, por pelo menos um mês. Os resultados mostraram que o grupo que usou matcha apresentou a maior redução nos níveis da bactéria em comparação aos outros grupos.
Os pesquisadores destacaram que este estudo reforça evidências anteriores sobre o poder antimicrobiano do matcha contra a P. gingivalis, oferecendo maior suporte científico para seu uso no tratamento da periodontite.
Benefícios adicionais do matcha
O matcha é produzido de forma que potencializa os benefícios já conhecidos do chá verde, concentrando antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de pressão arterial alta e a controlar o colesterol, promovendo a saúde cardiovascular.
O matcha combate radicais livres graças à sua riqueza em catequinas e polifenóis, auxiliando na prevenção do envelhecimento precoce e de doenças crônicas. A concentração de antioxidantes em um copo de matcha é dez vezes superior à de um copo de chá verde, seis vezes maior que a de goji berry e 120 vezes superior à de espinafre.