INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Filha de Luana Piovani é diagnosticada com Parvovirose humana; conheça a doença 

Manchas vermelhas, tosse, febre baixa e coceira são alguns dos sintomas da virose que acomete, principalmente, crianças e adolescentes

Luana Piovani
Foto Destaque: Filha de Luana Piovani é diagnosticada com Parvovirose humana; conheça a doença (reprodução/ Instagram/ @luapio

Em suas redes sociais, a atriz e ativista Luana Piovani contou sobre a descoberta de uma infecção viral diagnosticada em sua filha, Liz, de sete anos. De acordo com a atriz, Liz foi diagnosticada com Parvovirose humana e começou a sentir os sintomas ainda na escola.  

Caso e detalhes da doença

Piovani comentou em seu Instagram que recebera uma ligação da professora de sua filha, onde a educadora logo alertou sobre a possibilidade da aluna estar infectada com o parvovírus B19, conhecido como agente causador da patologia, considerando que outros dois alunos estavam com a mesma suspeita.  

Transmitida por meio do contato com gotículas respiratórias (saliva, muco nasal, tosse, espirro) da pessoa infectada, a parvovirose é mais comum em crianças e adolescentes de até 15 anos. A doença também pode ser passada através do sangue e de uma pessoa grávida para o feto. O indivíduo infectado é mais contagioso no período inicial da infecção, quando os sintomas são parecidos com os de uma gripe, porém com sintomas tardios é menos provável que a doença seja transmitida.  


Filha de Luana Piovani é diagnosticada com Parvovirose humana; conheça a doença 
Parvovírus B19 mostrado em amostra sanguínea (Foto: reprodução/ Wiki Commons/ Graham Beards)

Os primeiros sintomas aparecem 14 dias depois do contato com o patógeno, já as manchas características da parvovirose podem surgir em até 21 dias após a infecção, ficando mais aparentes quando o indivíduo se expõe ao sol ou altas temperaturas por um longo tempo. Com variedade de intensidade, a vermelhidão desaparece de 7 a 10 dias. Quando isso acontece, um padrão recortado é apresentado na pele. 

As manchas vermelhas são comuns em casos de crianças e adolescentes, ao passo que os sintomas aparentes em adultos são voltados para dores nas articulações, principalmente nas mãos, punhos, joelhos e tornozelos. 

Sintomas e Complicações

Os sintomas da parvovirose humana se resumem em:  

  • Manchas vermelhas na pele — principalmente nas bochechas, braços e pernas; 
  • Coceira; 
  • Febre baixa;
  • Tosse; 
  • Dores nas articulações;
  • Dor de cabeça. 

Mesmo sendo inofensivo na grande maioria dos casos, a infecção viral pode apresentar complicações mais graves durante a gravidez. Quando a pessoa é infectada, há chances de ocorrer uma transmissão vertical, da mãe para o feto, causando assim complicações, como anemia intrauterina ou, em alguns casos, aborto.  

Ele também pode se apresentar gravemente em adultos com imunidade baixa, resultando em alterações sanguíneas capazes de manifestar casos de anemia como consequência.  

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...