INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Hipótese de mal súbito de Luan Santana é descartada

O cantor teve show cancelado, após sentir-se mal; a possibilidade dele ter sofrido um mal súbito foi excluída

Luan Santana em um palco, de braços abertos, segurando um microfone
Equipe de Luan Santana descarta que cantor tenha sofrido mal súbito (Reprodução/ Instagram @luansantana)

Luan Santana teve show cancelado em Divinópolis, Minas Gerais no festival Divinaexpo após passar mal neste sábado (01). A suspeita inicial era de que o cantor teria sofrido um mal súbito antes de subir no palco, mas foi desmentida no domingo (02) por sua assessoria, a equipe divulgou seu atestado médico e um comunicado no Instagram do artista. A  assessoria de Comunicação do Sindicato Rural de Divinópolis, o organizador da Divinaexpo, afirma que a direção do evento foi tão surpreendida quanto o público já que estava tudo pronto para a recepção do cantor além da equipe de Luan já estar presente nas dependências.

Segundo a equipe de Luan, o cantor já tinha tido um mal estar na terça (28) e precisou ir ao Hospital Albert Einstein em São Paulo. Luan não quis seguir as orientações de ficar de repouso por quatro dias e realizou dois shows em Santa Catarina e no interior de São Paulo. O sertanejo só repousou na sexta (31)  e no sábado (01) não se sentiu bem após embarcar em seu jatinho rumo a Divinópolis. A equipe do cantor reforçou que Luan não sofreu de mal súbito e que não foi internado na madrugada de domingo (02) tendo ido para o hospital apenas na terça (28/05). O sertanejo se encontra em casa fazendo repouso e esperando o resultado dos exames.

Mal súbito

O mal súbito é um evento médico que acontece de maneira repentina e aguda. É caracterizado por sintomas como síncope (desmaio) e/ou lipotimia (pré-desmaio), tontura, visão turva, fraqueza generalizada e suor frio, ou seja, é uma queda de pressão súbita seguida por uma parada cardíaca. É diferente de um simples desmaio onde em pouco tempo a pessoa volta a consciência, o mal súbito precisa de intervenção médica.

O mal súbito não é uma doença e sim um aviso do corpo de que tem algo errado. Ele pode acontecer em todas as faixas etárias e independentemente do sexo. Ele pode ter muitas causas, dentre elas questões cardiovasculares, neurológicas e metabólicas, mas geralmente é ligado a causas cardíacas. Quando alguém está passando por um mal súbito o mais adequado é ligar para o SAMU e relatar os sintomas apresentados pelo paciente para receber orientação. É necessário ser rápido pois a falta de atendimento pode levar a morte.

Pacientes jovens podem ter sintomas diferentes dos idosos. Nessa faixa etária os sintomas de ataque cardíaco podem surgir como uma pressão ou queimação na região do tórax, essa pressão é chamada de dor torácica típica. Outra característica é a dor no peito que irradia para os braços, mandíbula e queixo.

Como prevenir?

Hipótese de mal súbito de Luan Santana é descartada
Exames de rotinas são uma forma de prevenir o mal súbito (Reprodução/Unsplash Imagens)

A principal forma de prevenção é a adoção de um estilo de vida saudável, como manter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos, boa qualidade de sono e uma boa hidratação. Outra maneira de prevenir é evitar o consumo de álcool, cigarro e outras drogas, há estimativas que o ataque cardíaco é reduzido em até 33% em pessoas jovens que não fumam.

Ir periodicamente ao médico para realizar exames de rotina também é importante, assim é possível identificar cedo possíveis causas do mal súbito já que algumas são silenciosas. O controle do colesterol, da diabetes e da pressão são tópicos que devem ser levados em conta na prevenção. Também é necessário prestar atenção ao estresse e encontrar alternativas para controlá-lo.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...