Homem recupera os dois braços após transplante raro; entenda o caso

Letícia Guedes Por Letícia Guedes
4 min de leitura
Foto destaque: Homem recupera os dois braços após transplante raro: entenda o caso (Reprodução/itatiaia.com.br)

O procedimento extremamente complexo aconteceu em Nova Dheli, na Índia. O paciente que recebeu o transplante se chama Raj Kumar, tem 45 anos e recebeu alta na última quinta-feira (29), após permanecer seis semanas no hospital para sua recuperação. Raj foi atropelado por um trem em 2020 e o acidente acabou resultando na amputação de seus dois membros.

No entanto, no dia 19 de janeiro de 2024, sua história ganhou um novo capítulo ao receber a doação de um organismo compatível. Ao todo, foram 12 horas de cirurgia, que teve por função reconstruir ossos, artérias, veias, músculos, tendões, nervos e pele. Para esta missão, foram necessários uma equipe de 11 médicos do Hospital Sir Ganga Ram.

Detalhes sobre a cirurgia

O médico Dr. Gambhir, um dos responsáveis pelo transplante de Raj, concedeu uma entrevista para o veículo Indian Express para dissertar um pouco sobre os processos antecedentes da cirurgia. Em primeiro lugar, Dr. Gambhir explicou que foram feitos testes de compatibilidade sanguínea entre o doador e receptor.

Neste caso, a doadora falecida tem por nome de Meena Mehta. Meena trabalhava em uma escola na região do Sul de Dheli e já havia deixado registrado seu interesse em doar seus órgãos caso acontecesse algo consigo.

Após os exames apresentarem resultados positivos, o processo de inserção dos membros começou a ser realizado. Ainda de acordo com Dr. Gambhir, os ossos foram inseridos com o auxílio de placas e parafusos para que, uma vez integralmente introduzidos no corpo, fosse possível conectar outras partes como, músculos, artérias e nervos.

Como está sendo a recuperação de Raj Kumar


cirurgia de transplante bi lateral
Foto: Registro feito com todos os médicos que participaram da cirurgia de transplante de Raj Kamur ( reprodução/X/@DDNewslive/metropoles.com)

Segundo Mahesh Mangal, presidente do Departamento de Cirurgia Plástica e Cosmética do hospital no qual Kumar recebeu o transplante, o paciente já começou a apresentar sinais de movimento dos membros, como mexer os cotovelos. Ademais, as unhas das mãos também vêm crescendo aos poucos.

No entanto, sensações mais fortes como sentir dor ou calor ocorre apenas após cerca de seis ou sete meses de transplante. Por fim, o médico também reforçou de Raj deverá tomar medicamentos para a imunidade daqui em diante.

Leva algum tempo para os nervos se reconectarem. Ele começou a mover o cotovelo, mas mover a mão e os pulsos levará algum tempo […] A imunidade dele está um pouco baixa. Então ele tem que tomar cuidado para não pegar nenhuma infecção. Ele vai tomar medicação anti-rejeição por toda a vida, o que também inclui medicação imunossupressora dada para transplantes de fígado ou rim.

Mahesh Mangal

Vale ressaltar que este foi o primeiro caso de transplante bilateral de mãos realizado na Índia até então. As imagens do pós-operatório de Raj Kumar começaram a viralizar nas redes e na mídia nas últimas semanas e surpreenderam internautas.

Deixe um comentário

Deixe um comentário