INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Manobra de Heimlich: conheça importante técnica para desengasgo 

Procedimento que pode salvar vidas é apto para ser feito em bebês, crianças e adultos

Manobra de Heimlich: conheça importante técnica para desengasgo
Foto Destaque: conheça a Manobra de Heimlich , importante técnica para desengasgo (reprodução/ woodhouse/ Freepik)

O engasgo é uma das situações mais comuns de que se ouve falar ou que se presencia no dia-a-dia, além de também acontecer consigo mesmo. Com isso, uma das melhores medidas para se estar preparado é ter conhecimento de formas de pará-lo, afim de salvar o próximo. A famosa Manobra de Heimlich é a principal técnica aliada a esse desejo.  

Manobra de Heimlich

O procedimento é comumente usado em situações de engasgo, onde o organismo se manifesta através da expulsão de algum objeto que tenha obstruído as vias aéreas no momento da deglutição. Ao engolir (deglutição), o encaminhamento do objeto para a traqueia permite que a passagem de ar seja fechada e assim cause o engasgo. Normalmente, durante o ato de engolir, a epiglote — estrutura encontrada atrás da língua — fecha-se para que a passagem do alimento seja direcionada ao estômago ao invés dos pulmões.  

A técnica consiste na pressão feita por um socorrista sob determinado local do abdômen. De forma simplificada, o indivíduo responsável pelo salvamento deve se aproximar por trás da pessoa engasgada e usar seus braços para envolvê-lo pelo abdômen, com isso, as duas mãos são juntadas e com a mão direita fechada sob a esquerda, a pressão é feita na região entre o umbigo e o osso esterno (em frente ao tórax). O movimento pressionado é feito para cima e para dentro até que o objeto seja expulso do corpo.  

No caso de adultos, a manobra deve ser feita apenas se a pessoa estiver consciente. Já quanto a crianças pequenas, a técnica deve ser aplicada da mesma forma, porém, o socorrista pode aplicá-la sentado com a criança no colo ou ajoelhado.  

Já com bebês, a manobra é aplicada de uma forma diferente. De acordo com o manual MSD, o bebê deve ser colocado com a boca para baixo, o peito apoiado sobre o antebraço do socorrista e a cabeça deve estar mais baixa do que o corpo. O indivíduo deve fazer batimentos entre as escápulas cinco vezes usando a palma da mão firmemente mas com cuidado. Logo, o socorrista precisa examinar a boca do bebê e retirar qualquer que seja o objeto visível. Caso as vias aéreas continuem obstruídas, o bebê é colocado virado para cima e com a cabeça para baixo, e assim empurrar com os dedos indicador e médio para dentro e para cima sobre o esterno da criança. A boca da criança deve ser examinada mais uma vez na busca de algum outro objeto. 


Manobra de Heimlich: conheça importante técnica para desengasgo 
Imagem figurativa da Manobra de Heimlich sendo aplicada em bebê (Foto: reprodução/ tarikvision/ Freepik)

O procedimento pode ser realizado quantas vezes for necessário e é advertido que tal medida seja feita apenas com a criança consciente, caso não, deve-se procurar ajuda médica urgente. O choro é um sinal de recuperação.  

Casos de engasgo

Recentemente, foi divulgado que a influenciadora Clara Maia sofreu com a situação abruta de engasgo em seus filho José, de dois meses. A influencer compartilhou o vídeo do momento nas redes sociais, onde, a criança acaba se engasgando com o leite. Prontamente, Maia realiza a Manobra de Heimlich.  

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...