INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Motivos pelos quais é importante manter a limpeza do umbigo diariamente 

Além do mau cheiro, infecções também podem ser causadas perante a falta de cuidados

Umbigo
Foto Destaque: Motivos pelos quais é importante manter a limpeza do umbigo diariamente (reprodução/ Kindel Media/ Pexels)

Por mais que seja esquecido com frequência devido a sua popular “inutilidade”, a limpeza e bem-estar da região do umbigo deve ser uma precaução constante. Independentemente do tipo e formato do umbigo,”para dentro” ou “para fora”, é importante que a região seja limpa constantemente. 

A importância do cuidado

O médico cirurgião, Karan Rajan, do NHS, alertou sobre a importância de manter uma limpeza constante do local a fim de evitar odores desagradáveis. Segundo ele, por causa do formato do umbigo, elementos, como óleo, pelos, sujeira, células da pele e até suor podem ser acumulados na região juntamente com bactérias já residentes, causando, assim, mau cheiro, além de infecções, como a onfalite.  Ademais, as secreções podem endurecer e se apresentar como algo rígido, parecido com pedra.  

Portanto, torna-se fundamental a limpeza diária do umbigo no intuito de prevenir problemas futuros, mesmo que infecções como a onfalite não sejam tão comuns. Rajan indica limpar o local, ao menos, uma vez ao dia com água, sabão e um cotonete, com cuidado e suavidade.

Em estudo feito por pesquisadores do projeto Belly Button Biodiversity (Biodiversidade do Umbigo), da Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, descobriu-se a existência de, em média, 67 tipos de bactérias na região do umbigo. Para a realização da pesquisa, 60 umbigos foram analisados, e um deles chegou a apresentar mais de 100 bactérias. 

Durante o trabalho, foi visto que um dos voluntários hospedava uma espécie de bactéria que só havia sido encontrada em solo, no Japão, mesmo que o indivíduo nunca tivesse ido ao país. Em outro caso, o voluntário hospedava bactérias que normalmente vivem em condições extremas, como nos Polo Sul e Norte.  

Algumas curiosidades

O umbigo, apesar de na fase adulta ser visto com certa “inutilidade”, é um ponto de acesso para os vasos sanguíneos que transportam sangue para o feto. Eles saem da placenta e passam pelo cordão umbilical, revestidos por uma espécie de geleia, também conhecida como Wharton. Essa geleia protege e isola o cordão. Existem três vasos sanguíneos dentro do cordão, um deles é o responsável por transportar oxigênio de nutrientes para o feto. Essa circulação não é necessária após o nascimento do bebê, trazendo a imagem de “inútil” para o umbigo. 


Motivos pelos quais é importante manter a limpeza do umbigo diariamente 
Barriga exposta (Foto: reprodução/ Freepik)

Em outro momento, ainda falando sobre umbigos, o médico cirurgião Karan Rajan disse em vídeo que bactérias encontradas no local também podem ser usadas para fazer queijo.  

O formato do umbigo é determinado pela quantidade de pele que existe entre a parede do abdômen e a ligação do cordão umbilical. Pessoas com menos pele têm umbigos para dentro, correspondendo a cerca de 90% da população. Já pessoas com mais pele formam uma cicatriz para fora.  

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...