INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Mulher descobre após ter filhos que tem dois úteros, entenda a condição

A gerente de fast food já tinha uma filha e sangramentos intensos quando descobriu que possuía dois úteros

utero
Imagem ilustrativa (Foto destaque: reprodução/Banco de Imagens/Shutterstock)

Jade Williams, mulher de 31 anos de Basingstoke na Inglaterra, sofria de menstruações intensas e procurou um hospital que não conseguiu explicar a ela o que estava acontecendo, até que ela troca de hospital e por meio de um dos exames descobre um segundo útero. 

Primeiros sintomas

Depois que tive minha primeira filha, passei a ter sangramentos intensos e quase não conseguia sair de casa. Precisava sobrepor calcinhas, absorventes, leggings e calças e, ainda sim, eu precisava voltar para a casa e me trocar“, relata Jade a SWNS, uma agência de notícias.


Mãe que usou 30 absorventes por dia descobre que tem dois úteros
(Vídeo: reprodução/YouTube/SWNS)


No início, a gerente de uma das unidades do McDonald’s acreditava que se tratava do retorno de seu câncer que havia sido diagnosticado durante o parto da sua filha e, chegou a pensar, inclusive, que poderia ser uma endometriose. Ela ainda admite que chegava a usar mais de 30 absorventes por dia, mas durante uma biópsia realizada em 2023, foi observado a presença de dois úteros em seu ventre.

Williams relata que os médicos disseram a ele que as chances de isso acontecerem eram extremamente baixas e que, essa condição medica pode levar a partos prematuros. “Todos os meus bebês nasceram prematuros, então faz sentido”, disse Jade.

Ao descobrir o quanto o sangramento excessivo impactou sua vida, Williams acredita que deveriam existir mais informações a respeito da condição.


Mulher descobre após ter filhos que tem dois úteros, entenda a condição
Eventualmente, Jade Williams descobriu que tinha útero didelfo
(Foto: reprodução/Tony Kershaw/SWNS)

O que é o útero didelfo?

A palavra didelfo vem do grego didelphys e significa duas vias, escolha de nome apropriado já que o útero didelfo é uma malformação que acontece durante a formação do embrião no útero durante as primeiras nove a dez semanas de gestação. 

O termo serve para descrever condições no qual há dois úteros, dois tubos, duas cérvices e em alguns casos, duas vaginas. No geral, pessoas com útero didelfos podem não possuir sintomas durante anos, o que pode tornar o diagnóstico mais difícil.


Mulher descobre após ter filhos que tem dois úteros, entenda a condição
Quatro tipos de má formação uterinas. em inglês
(Foto: reprodução/EternamenteAprendiz.

Uma das principais consequências dessa condição é a infertilidade, mas ela pode ser acompanhada de cólicas mais intensas do que o comum durante o período menstrual ou de dor durante a penetração devido à duplicação do colo uterino e parte do canal vaginal. 

Além disso, o útero didelfo pode acarretar o aparecimento de quadros emocionais como depressão e ansiedade, resultantes principalmente das consequências psicossociais das dores da cólica e durante a penetração. 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...