Quais são os perigos do Metanol substancia que matou seis jovens no Laos

Jovens turistas teriam sido envenenadas com Metanol em Vang Vieng localizada em Laos

Lucas da Silva Fiuza Por Lucas da Silva Fiuza
3 min de leitura
Foto Destaque: parte da frente do Hostel aonde alguns turistas se hospedaram antes de morrerem (reprodução/STR AFP/ Getty Images Embed)

Na última quinta-feira (21), foram anunciadas as mortes da australiana Bianca Jones e da britânica Simone White. No dia seguinte, anunciaram o falecimento da Holly Bowles, elas estavam viajando e se hospedaram no Nana Backpackers Hotel, localizado em Vang Vieng que se localiza no centro de Laos. Aparentemente, as jovens que faleceram estariam entre as seis pessoas envenenadas por Metanol. Acreditam que houve um envenenamento em massa no local no qual elas estariam hospedadas.

Alerta

Após anunciarem as mortes, os viajantes veem sendo alertados em relação aos perigos relacionados à substância do Metanol, trata-se de um produto químico que costuma ser encontrado geralmente em limpadores de para-brisa, e ainda são encontrados nos fluidos anticongelantes. Sendo altamente tóxico, não é destinado para o consumo do ser humano.

Metanol

Tendo a aparência e o sabor parecidos com o álcool, o metanol gera sintomas como embriagues e enjoo. Geralmente, as pessoas ao tomar o hidrato de metila, em alguns casos, podem não perceber que há algo de errado.

Os sintomas só começam a acontecer após horas quando o corpo tenta retirá-lo do organismo, metabolizando-o no fígado. Quando vai se gerando esse processo, criam-se subprodutos tóxicos, sendo eles formato e ácido fórmico, que, enquanto vão se acumulando, atacam nervos e órgãos, levando a problemas como cegueira, coma e até mesmo morte.


Foto da piscina do Backspackers Hotel no dia 24 de Novembro de 2024 (Foto: reprodução/STR AFP/Getty Images Embed)


Dose

Geralmente, ao ter problemas com o metanol, a sua toxicidade é definida pela quantidade de dose que se toma e pela forma como seu corpo costuma lidar com ela. Sendo semelhante ao álcool, vai depender de quanto menor for o peso, a pessoa será mais afetada dependendo de uma determinada quantidade.

Conforme o médico Kilt Erik Hovda afirmou para a BBC, ele relatou que os sintomas só surgem mesmo quando a pessoa fica doente. Antes disso, eles podem nem se manifestar, das seis vítimas, cinco eram mulheres.

Sair da versão mobile