INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Saiba o que a ciência diz sobre a relação entre acne e chocolate

Especialistas discutem se alimento é realmente um vilão para quem tem predisposição à acne

Trufas de chocolate enfileiradas diagonalmente
Foto destaque: trufas de chocolate (reprodução/Jessica Loaiza/Unsplash)

Apesar da acne ser comumente associada com a adolescência, a doença de pele causada pela obstrução dos folículos capilares pode atingir a todas e mais variadas idades. Diversos são os fatores que levam ao aparecimento das erupções cutâneas na face e outras partes do corpo, mas o chocolate é, supostamente, um dos maiores culpados.

Acne e chocolate

De acordo com o jornal O Globo, o chocolate é acusado de causar acne há muitos anos, uma vez que é relacionada a ingestão da gordura presente no alimento com o nascimento de espinhas na pela. Segundo especialistas, o fato não ocorre necessariamente por conta do chocolate, mas sim pelo aumento de ingestão de calorias.


Saiba o que a ciência diz sobre a relação entre acne e chocolate
Barras de chocolate diversas (Foto: reprodução/Denny Muller/Unsplash)

Um estudo da Clínica Dermatológica Internacional na Espanha chegou a conclusão de que o consumo de chocolate amargo foi um fator de agravamento da acne em algumas pessoas. Apesar disso, o O Globo comenta que os especialistas ainda não conseguiram chegar a um acordo concreto sobre a relação entre o alimento e a doença dermatológica.

Diferentes organismos, diferentes reações

Dois outros estudos, um da Universidade de Miami, nos Estados Unidos e outro na Tailândia, descobriram que homens jovens com histórico de acne desenvolveram espinhas mais rapidamente após comerem chocolate. Algumas teorias, segundo os especialistas, é de que os antioxidantes presentes no alimento – os flavonóides – podem aumentar a inflamação e agravar os casos de acne.


Saiba o que a ciência diz sobre a relação entre acne e chocolate
Pele com marcas de acne (Foto: reprodução/Barbara Krysztofiak/Unsplash)

O jornal discute ainda que, apesar dos estudos e teorias, qualquer reação em relação ao consumo de chocolate e o aparecimento de acnes depende de cada pessoa e de sua propensão a desenvolver espinhas. Para O Globo, ainda que o alimento não tenha o efeito de desencadear as erupções toda vez que é consumo, vale manter uma alimentação saudável e balanceada no dia a dia.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...