Apesar da acne ser comumente associada com a adolescência, a doença de pele causada pela obstrução dos folículos capilares pode atingir a todas e mais variadas idades. Diversos são os fatores que levam ao aparecimento das erupções cutâneas na face e outras partes do corpo, mas o chocolate é, supostamente, um dos maiores culpados.
Acne e chocolate
De acordo com o jornal O Globo, o chocolate é acusado de causar acne há muitos anos, uma vez que é relacionada a ingestão da gordura presente no alimento com o nascimento de espinhas na pela. Segundo especialistas, o fato não ocorre necessariamente por conta do chocolate, mas sim pelo aumento de ingestão de calorias.
Um estudo da Clínica Dermatológica Internacional na Espanha chegou a conclusão de que o consumo de chocolate amargo foi um fator de agravamento da acne em algumas pessoas. Apesar disso, o O Globo comenta que os especialistas ainda não conseguiram chegar a um acordo concreto sobre a relação entre o alimento e a doença dermatológica.
Diferentes organismos, diferentes reações
Dois outros estudos, um da Universidade de Miami, nos Estados Unidos e outro na Tailândia, descobriram que homens jovens com histórico de acne desenvolveram espinhas mais rapidamente após comerem chocolate. Algumas teorias, segundo os especialistas, é de que os antioxidantes presentes no alimento – os flavonóides – podem aumentar a inflamação e agravar os casos de acne.
O jornal discute ainda que, apesar dos estudos e teorias, qualquer reação em relação ao consumo de chocolate e o aparecimento de acnes depende de cada pessoa e de sua propensão a desenvolver espinhas. Para O Globo, ainda que o alimento não tenha o efeito de desencadear as erupções toda vez que é consumo, vale manter uma alimentação saudável e balanceada no dia a dia.