Usuários de Ozempic relatam novos efeitos colaterais do remédio

Mari Aldemira Por Mari Aldemira
3 min de leitura
Foto destaque: Balança (Reprodução/Freepik)

O medicamento Ozempic tem como princípio ativo a semaglutida e foi desenvolvido pela Novo Nordisk, tornando-se popular entre celebridades por auxiliar na perda de peso.

Muitos usuários da rede social TikTok relataram que, além de ajudar no emagrecimento, assim como todo remédio, ele também possui alguns efeitos colaterais, sendo eles: queda de cabelo, diarreias intensas e diminuição da massa na área dos glúteos.

Uma internauta e usuária do remédio relatou que perdeu 27 quilos em nove meses e que suas nádegas praticamente desapareceram. Além disso, a mesma compartilhou fotos de tufos de cabelo.

Mais informações sobre os efeitos colaterais

Mesmo não sendo oficialmente reconhecidos pela fabricante, os efeitos colaterais podem ter relação com a rápida perda de peso devido ao medicamento. Além disso, um dos efeitos mais comuns é o desequilíbrio do intestino, onde 30% dos pacientes relataram ter sofrido de fortes diarreias que duraram por dias. A aparência flácida nos glúteos é algo que depende da elasticidade da pele, idade e quantidade de peso perdido pela pessoa. Porém, uma dieta rica em proteína e em exercícios físicos podem ajudar a aumentar a massa muscular, o que pode evitar esse efeito.


Ozempic (Foto: reprodução/Getty Images Embed/Bloomberg)


Quanto à queda de cabelo, especialistas sugerem que o remédio pode causar esse problema devido à deficiência de vitaminas, falta de proteínas e déficit calórico. Outros acreditam que ele afeta os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, resultando em uma interrupção temporária do crescimento dos fios.

De acordo com a bula oficial, o medicamento apresenta outros riscos, sendo eles relacionados ao trato gastrointestinal, como náuseas, vômitos, sensação de plenitude gástrica, diarreia ou constipação, cefaleia e sensação de fraqueza. Além de poder causar um baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia), inflamação do pâncreas, retinopatia diabética e reações alérgicas.

Por que o Ozempic emagrece

A medicação simula um hormônio do corpo chamado GLP-1, que, no cérebro, faz ação ativando a sensação de saciedade. No estômago, ele reduz a velocidade da digestão da comida. Esses mecanismos fazem com que a pessoa sinta menos fome, coma menos e perca peso. O medicamento foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o tratamento de diabetes tipo 2 e pode ser usado no Brasil.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile