INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Vacina é aliada ao combate contra doenças respiratórias no outono

O boletim da Fiocruz alerta aumento de casos no outono, em especial para crianças de até dois anos de idade

projeto de vacinação
Foto destaque: seringa sendo preparada para a aplicação de uma vacina (reprodução/Unsplash/Mufid Majnun)


Vacinas são uma das maiores aliadas da população quando o assunto é diminuir o número de internações e de casos de doenças respiratórias, ambas comuns durante o outono.

Com a chegada de um tempo mais frio, as pessoas tendem a se aglomerar em ambientes fechados, especialmente aquelas que precisam usar o transporte público para se locomover. Além disso, durante essa estação os dias são mais secos, o que causa maior índice de poeira e poluição presentes no ar.

De acordo com os médicos, a combinação destes dois fatores aumenta o número de pessoas com doenças respiratórias, levando cada vez mais brasileiros aos postos de saúde e hospitais.


Fiocruz alerta aumento de casos de gripe (Vídeo: reprodução/Youtube/Band Jornalismo)

Aumento das internações

A Fundação Oswaldo Cruz lançou o boletim Infogripe, demonstrando um aumento médio de 15% nas internações durante as últimas três semanas em relação a essa mesma época do mês passado. Em especial, a internação de crianças de até dois anos, chegando a aumentar 46%.

Marcelo Gomes, coordenador do Infogripe, explica como é indispensável se proteger de doenças respiratórias para evitar complicações e frisa o papel que a vacina da gripe exerce justamente em diminuir o risco de um resfriado desencadear uma internação ou, no pior dos casos, uma onda de mortes provocadas pelo vírus.

O coordenador ainda defende que a população, ao notar que está com resfriado ou com algum quadro similar a gripe, passe a usar máscaras para evitar que demais pessoas sejam infectadas no transporte público, trabalho, eventos etc.

Vacinação

A Sociedade Brasileira de Infectologia decidiu lançar uma campanha relembrando a importância de tomar a vacina. “A ideia é exatamente ter uma campanha forte explicando os benefícios da vacina e que consiga atingir a maior parte das pessoas”, afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Alberto Chebabo.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...