INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Saúde e Bem Estar

Vírus VSR é o principal responsável por infecções respiratórias em crianças

O vírus sincicial é o responsável por 58% dos casos de síndrome respiratória aguda grave

Vírus VSR
Foto Destaque: criança com o vírus (reprodução/Pexels/Andrea Piacquadio)

Atualmente um vírus respiratório altamente contagioso se tornou o principal responsável pelos casos de infecções respiratórias, Síndrome Respiratória Aguda Grave, bronquiolite e outras doenças em crianças, se trata do sincicial, mais conhecido como VSR. 

Casos recentes

Conforme revelado no último boletim da Fiocruz, o Sincicial se tornou o causador de 58% dos casos de síndrome respiratória aguda grave, na frente dos vírus influenza, popularmente conhecido como gripe, que tem cerca de 25% e, da covid, que obtém 8% dos casos. 


Sede da Fiocruz
Sede da Fiocruz (Foto: reprodução/André Az/Fiocruz)

Conforme informa o infectologista do Sabará Hospital Infantil, Francisco Ivanildo de Oliveira, a doença pode afetar a todos, mas o VSR se torna grave quando ataca aqueles que são mais vulneráveis, como os idosos e crianças. 

“Ele é um vírus que pode acometer, que pode infectar qualquer pessoa em qualquer faixa etária. Mas a grande diferença é que, nas crianças, principalmente naquelas crianças com menos de 2 anos de idade, ele costuma causar uma doença chamada bronquiolite, que é uma inflação das pequenas vias aéreas, dos bronquíolos, que são aquelas ramificações finais dentro do pulmão. Então, a criança tem dificuldade de respirar e fica com muita secreção”, Informa o médico. 

Sintomas

A doença inicialmente causa sintomas semelhantes aos de um resfriado comum, tosse, mal-estar, febre baixa, coriza e espirros.  

Para aqueles que são vulnerareis, os sintomas se tornam mais graves, nesses casos, o paciente pode ter bronquiolite, pneumonia, febre alta, tosse intensa e obstrução nasal. 

Prevenção da doença

Assim como outras doenças respiratórias contagiosas é necessário prevenções para a doença não ser transmitidas, é recomendado a lavar as mãos com frequência, tomar as vacinas contra gripe e covid, e evitar levar crianças com os sintomas para a escola ou locais de convívio social. 


Vacina contra gripe
Vacina contra gripe (Foto: reprodução/Paulo Pinto/ Agência Brasil)

A Anvisa aprovou no último mês uma vacina contra o vírus VSR aplicada em grávidas, com intuído de criar anticorpos que protegem os bebês em seus primeiros meses de vida, porém ela ainda não está disponível no Brasil. 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...