No dia 7 de agosto sairão as indicações para a Bola de Ouro 2025 . A cerimônia de premiação acontecerá 22 de setembro, em Paris e contará com a entrega de 13 troféus. Mas, diferente dos anos anteriores, o cronograma foi antecipado, graças à parceria entre a revista France Football e a Uefa.
O evento será realizado no tradicional Teatro Châtelet, onde os principais nomes do futebol mundial serão homenageados. Entre os prêmios que serão entregues estão a Bola de Ouro masculina e feminina, o Troféu Kopa (para o melhor jogador ou jogadora jovem), o Troféu Yashin (para o goleiro ou goleira de maior destaque) e o Troféu Gerd Müller (dado ao maior artilheiro ou artilheira da temporada por clubes e seleções).
Novos troféus para futebol feminino
A cerimônia deste ano também contará com outras importantes premiações, como o Troféu Johan Cruyff, destinado ao melhor técnico ou técnica de clube ou seleção, e o prêmio de Clube do Ano nas categorias masculina e feminina. Outro destaque é o Prêmio Sócrates, que reconhece atletas envolvidos em causas sociais e iniciativas solidárias.
Para 2025, três novas categorias foram adicionadas: o Troféu Yashin feminino (melhor goleira), o Troféu Gerd Müller feminino, e o Troféu Kopa feminino.
Os critérios de avaliação deste ano levarão em conta torneios como o Mundial de Clubes, a Eurocopa e a Copa América Feminina. Tradicionalmente, a escolha dos vencedores será feita por um júri composto por 100 jornalistas de países com melhor classificação no ranking da FIFA, que definirão os sucessores de Rodri e Aitana Bonmatí na história da Bola de Ouro.
Critérios de votação
Para a principal premiação, 30 atletas são indicados à Bola de Ouro e seus nomes são submetidos a uma votação. O colégio eleitoral é composto por jornalistas: 100 participam da escolha na categoria masculina e 50 na feminina.
A votação considera representantes dos países que ocupam as 100 primeiras posições no ranking da FIFA para o prêmio masculino, e os 50 primeiros para o feminino. Cada jornalista elabora um ranking com os dez melhores jogadores, atribuindo pontuações de acordo com a posição na lista. O jogador ou jogadora com maior número de pontos recebe o troféu.
Os votantes seguem três critérios principais, organizados por ordem de importância. O primeiro é o desempenho individual e a influência decisiva nas partidas. Em seguida, são levadas em conta as conquistas coletivas ao longo da temporada. Por fim, avaliam-se aspectos como estilo de jogo e espírito esportivo. A análise da carreira completa do atleta, que era um dos parâmetros anteriores, foi excluída a partir da edição de 2024.