O empate em 1 a 1 entre Grêmio e Corinthians, na última quinta-feira (12), na Arena, pela 12ª rodada do Brasileirão, acabou ofuscado pela polêmica em torno de Cristian “Kike” Olivera. O atacante uruguaio retornou a Porto Alegre vindo de Montevidéu em seu próprio carro, chegando à capital gaúcha por volta da meia-noite do dia do confronto.
A situação causou burburinho nos bastidores, especialmente após rumores de que o jogador teria solicitado dispensa do duelo, abrindo caminho para antecipar seu descanso durante a pausa do calendário para a disputa da Copa do Mundo de Clubes. Apesar das especulações, Olivera foi escalado entre os titulares por Mano Menezes.
Titularidade e lesão antes do intervalo
Mesmo com a chegada em cima da hora, o ponta começou jogando contra o Corinthians, mas sua participação durou apenas até os 41 minutos do primeiro tempo. Kike sentiu um problema muscular e precisou ser substituído por Pavón.
A saída precoce acendeu ainda mais os comentários sobre sua condição física e a logística do retorno após o período com a Seleção Uruguaia durante a Data FIFA.
Cristian “Kike” Olivera durante treino da Seleção Uruguaia (Foto: reprodução/Instagram/@cristianolivera967)
Técnico esclarece situação em coletiva
Após o apito final, o técnico Mano Menezes tratou de amenizar a situação. Segundo o treinador, houve apenas uma falha de comunicação em relação ao retorno do jogador, que não teria sido responsável direto pelo trajeto feito de carro.
Durante a coletiva, Mano explicou que houve uma falha de comunicação em relação ao horário de retorno. Segundo ele, o jogador chegou à meia-noite e fez o trajeto de carro, tanto na ida quanto na volta, mas não acredita que isso tenha provocado a lesão muscular.
O treinador afirmou que a responsabilidade pelo transporte de volta seria da Associação Uruguaia de Futebol (AUF) e descartou qualquer pedido do jogador para ficar de fora do confronto. Ele também ressaltou a postura de Kike Olivera e de outros atletas que atuaram por suas seleções durante a pausa internacional.
“[…] Conversei com ele, da mesma forma que Villasanti, e acho justo, sendo titulares, indo para suas seleções, voltem e joguem. Acho que foi uma pequena lesão, pelo sintoma. Não faltou disposição para estar em campo”, completou Mano Menezes.
Com a pausa no calendário nacional se aproximando, o departamento médico do Grêmio vai avaliar a gravidade da lesão de Olivera nos próximos dias.