Vai ter jogão na próxima fase da Copa do Mundo de Clubes da FIFA e isso se dá porque o Real Madrid se juntou aos outros três semifinalistas da competição ao vencer na tarde de hoje (5) o Borussia Dourtmund pelo placar de 3 a 2 em Nova Jérsei, com muita emoção nos minutos finais. Agora, o clube mais vitorioso do mundo em torneios continentais enfrentará o atual campeão da Champions League, o PSG, ex-clube do agora morador de Madri, Mbappé.
Resumo do Jogo
Borussia começou melhor, mas o Real Madrid foi letal: abriu o placar com um dos artilheiros da Copa e ampliou logo depois com Fran García, em jogada iniciada por Alexander-Arnold. O time de Xabi Alonso controlou o jogo com toques verticais e ainda criou outras chances com Vini Júnior antes da parada para a hidratação e intervalo. Placar parcial: 2 a 0 para os merengues.
A segunda etapa foi de menos oportunidades para os dois times que sofriam com o forte calor que fazia nos Estados Unidos. Mais de 76 mil pessoas viram os times esgotados fisicamente no final do jogo, principalmente para os jogadores do Borussia que tiveram que correr atrás do resultado por muito tempo. Jogo terminou com o placar de 3 a 2 depois de um final apoteótico que contou com gol do Borussia, golaço de Mbappé e pênalti e expulsão contra o Real Madrid em poucos minutos.
Começo avassalador do Real Madrid
Foi o time alemão quem começou mais ligado no jogo. Pela esquerda, o Borussia dava trabalho para a equipe madrilenha, que quase marcou de cabeça em boa chegada do meia Brandt. O Real tentou responder com Gonzalo García, mas um erro no tempo de bola terminou com uma furada no ataque espanhol. Uma furada, um gol, no entanto. Um dos artilheiros da Copa do Mundo marcou o primeiro gols logo depois e fez, desta forma, seu quarto gol em cinco partidas no torneio. Uma finalização impecável que coloca o placar em 1 a 0 para os merengues!
O recém-chegado à Madri, Alexander-Arnold deixou o outro lateral Fran Garcia em ótimas condições de ampliar o placar. Excelente jogada do Real Madrid, para consolidar um placar favorável de 2 a 0 com vinte minutos de jogo. O time de Xabi Alonso desfilava no gramado, trocando passes verticais de maneira muito confortável.
A mão de Xabi Alonso, que veio do futebol alemão para assumir o time espanhol galático, já começava a aparecer na partida. Mesmo com os gols marcados, houve novas oportunidades nos pés do talentoso do Vini Júnior. Em um primeiro momento o brasileiro tentou surpreender de longe, logo depois, serviu Bellingham com um excelente corta-luz, e em uma terceira oportunidade finalizou sem força pouco antes da parada para hidratação.
O ponta esquerda, ainda, quase fez de cobertura antes do final do primeiro tempo atacando o espaço, porém, bola foi para fora. Svensson tentou descontar de cabeça, mas o árbitro brasileiro Ramón Abad viu falta do lateral na jogada e encerrou primeiro tempo logo depois.
Real Madrid controla, Borussia esgotado
Assim como no primeiro tempo, o Borussia foi para cima do Real Madrid no começo da etapa complementar. Agora, a diferença é que pelo menos nos primeiros minutos o jogo teve uma queda de rendimento, provavelmente influenciado pelo forte calor que acontece nos Estados Unidos neste começo de verão no hemisfério norte.
Aos 15, Courtois apareceu bem para defender um chute de Beier. Na sequência, impedido, Tchouaméni acertou um lindo chute no travessão. Yan Couto fez falta dura no meio-campo, lance chegou a ser revisão pelo VAR com possibilidade de expulsão, mas somente o amarelo acabou sendo dado ao brasileiro do Borussia. Rodando o elenco para a continuidade, Xabi Alonso sacou do Real de uma só vez Vini Jr., Alexander-Arnold e Bellingham. Entraram para explosão do estádio os craques Modric e Mbappé, além do volante Ceballos.
Muitos gols no apagar das luzes
O francês, ex-PSG, entrou no jogo cheio de recursos. Tentando dribles e arriscando uma verticalidade que havia sido perdida até então no jogo, colocou com Modric um tempero especial na partida. Rodrygo, que vinha sendo preterido recentemente e que está envolto em especulações de transferência teve seus minutos de oportunidade de jogo no final da partida. Uma blitz do Real no fim do jogo, quase resultou no terceiro gol. Güler, que fez um grande jogo primeiro, Rüdiger e Rodrygo depois mantiveram o perigo merengue na área alemã. Mas foi Beier que diminuiu o placar, deixando números a partida em 2 a 1.
Porém, esfriando o gol alemão, Kylian Mbappé fez um golaço de voleio já nos acréscimos. Na comemoração, homenageou Diego Jota, que faleceu nessa semana. Para um final para matar cardíacos, o jogo ainda teve um pênalti assinalado para o Borussia. Huijsen, foi expulso no lance e ficará de fora da próxima partida. Uma partida em que o segundo tempo caiu de rendimento, tem um final apoteótico em emoção extremas. Guirassy, marcou o gol, diminuindo novamente o placar em 3 a 2! Courtois ainda defendeu outra bola, milagrosamente evitando o empate e a prorrogação. Jogo morno com final quentíssimo.
Real Madrid e as expectativas ante o PSG
Real Madrid trouxe o Mbappé que queria ser estrela e ganhar uma Champions League. Parou e teve os planos frustrados por um Arsenal super-competitivo e fatal nas bolas paradas de Declan Rice Assim, Mbappé, em queda no final da temporada europeia, viu seu ex-clube ser campeão de forma inédita da orelhuda com um elenco recheado de jovens talentos. Passado tudo isso, Ancelotti assumiu o comando do Brasil e o novo torneio da Copa do Mundo de Clube viu nascer a era Xabi Alonso à frente do time da capital espanhola.
O PSG que faturou a Champions quer garantir também o posto de maior clube do mundo com a conquista milionária do novo torneio. Além disso, vê seus jovens e estrelas jogarem bem e voar, com destaque para o menino de dezenove anos que destruiu a Internazionale na final da Champions. Então, Desirée Doué ajudou também a eliminar o todo-poderoso Bayern de Munique em partida realizada mais cedo por essas quartas-de-final. Não obstante, um jogo e encontro como esses é considerado uma final antecipada, que vai levar um dos dois à mais uma final de fato.