Nesta sexta-feira (23), começou o final de semana de uma das corridas mais icônicas e emblemáticas do calendário, o tradicional Grande Prêmio de Mônaco. No primeiro dia de treino em Monte Carlo, o destaque ficou por conta do piloto da casa, Charles Leclerc, além de Oscar Piastri em 2° e Hamilton fechando a dobradinha da Ferrari. Bortoleto com sua Sauber ficou em 14° ao final do 2° treino.
Treino Livre 1
Apesar de uma colisão com Lance Stroll, da Aston Martin, na primeira etapa do treino, o piloto da casa sobrou e terminou na 1ª posição com uma volta de 1m11s964, superando Max Verstappen e Lando Norris.
O incidente envolvendo o monegasco e o canadense foi investigado pelos diretores da prova e constataram que Stroll teve responsabilidade na colisão, já que o mesmo foi avisado pelo rádio que o carro da Ferrari estava próximo.
A punição para o piloto da Aston Martin foi a perda de uma posição no grid de largada. Na primeira sessão, o piloto brasileiro Gabriel Bortoleto terminou em 18°.
Treino Livre 2
Já na segunda parte do treino, duas bandeiras vermelhas em apenas 30 minutos de prova: Isack Hadjar e Oscar Piastri acabaram batendo, mas conseguiram retornar às pistas. O piloto inglês Oliver Bearman, da Haas, recebeu uma punição após ultrapassar Carlos Sainz durante uma das bandeiras vermelhas da sessão, o que acarretou a perda de 10 posições no grid de largada, além de 2 pontos da superlicença.
Leclerc seguia sobrando em relação aos demais pilotos e sua volta de 1m11s355 foi o suficiente para terminar o primeiro dia de treinos na frente do pelotão. Bortoleto, que começou a sessão em 15° lugar, conseguiu ganhar uma posição, terminando o dia em 14° lugar, 2 posições à frente de seu companheiro de equipe Nico Hülkenberg.
– Charles Leclerc, da Ferrari, desfilando em Mônaco (Foto: Reprodução/Glenn Dunbar/getty images embed)
Retrospecto
No mundial de pilotos, a dobradinha da McLaren lidera, com Oscar Piastri a frente com 146 pontos, 13 a menos que Lando Norris, seu companheiro de equipe. O atual campeão mundial Max Verstappen, da Red Bull Racing, está na 3ª posição, com 124 pontos após sua vitória no GP de Emilia-Romagna.
Na última etapa em Monte Carlo, Charles Leclerc conseguiu a sua primeira vitória em casa após pouco mais de 6 anos no grid principal da F1. O maior vencedor do Circuito é o brasileiro Ayrton Senna, detentor do apelido ‘rei de Mônaco’. O Grande Prêmio de Mônaco, disputado entre os dias 23 e 25 de maio, conta com transmissão da Band TV, Bandsports e F1TV.
Confira a programação para o final de semana
Sábado, 24 de maio
Treino livre 3: 08h30 – Bandsports e F1TV
Classificação: 11h – Band TV, Bandsports e F1TV
Domingo, 25 de maio
Corrida: 10h – Band TV e F1TV