Apple deve limitar uso de IA em seus próximos dispositivos

Empresa deve seguir na contramão do mercado e limitar o uso de IAs em seus dispositivos

Rafael Almeida Por Rafael Almeida
3 min de leitura
Foto destaque: Recursos de IA devem ser limitados no próximos dispositivos da marca (Reprodução/Hakan Nural/Anadolu/Getty Images Embed)

Mesmo com uma série de investimentos na área, a Apple deve surpreender o mercado e limitar o uso de inteligência artificial generativa em seus dispositivos, algo que vai na contramão de seus concorrentes, onde o uso já ocorre de forma ampla. A empresa deve mudar de direção e focar em seu compromisso com a segurança e a ética, limitando o uso de IA em seus dispositivos e concentrando-se em tecnologias mais assertivas e seguras.

A própria Apple já demonstrava uma tendência a frear o uso de IA em seus smartphones, não seguindo a tendência que começou em 2023, quando os primeiros aparelhos com IA foram lançados no mercado. No entanto, as IAs generativas vêm recentemente evidenciando seus riscos cada vez mais, e à medida que a tecnologia se aproxima do público geral, esses riscos se tornam ainda mais evidentes.

Apple demonstra cuidado com IAs

A Apple vem demonstrado um cuidado distinto em relação à implementação de inteligência artificial (IA) em seus produtos, destacando-se pela utilização de aprendizado de máquina em áreas como o FaceID, o processamento de imagens e as sugestões inteligentes.

Sendo que ao manter o processamento e os dados localizados no dispositivo, a empresa estabelece limites claros e definidos para proteger a privacidade do usuário.


Embed from Getty Images

Apple intelligence era visto como parte essencial da marca no entanto foco deve mudar pelo menos por enquanto (Foto: reprodução/NurPhoto/Getty Images Embed)


Diferente da abordagem que vem sendo amplamente adotada por outras concorrentes, a Apple vem parecendo relutante em se aventurar profundamente na IA generativa, considerando os possíveis riscos que essa tecnologia pode trazer.

CEO da marca esta dispostos a impor limites ao uso de IAs nos aparelhos da marca

Tim Cook CEO da marca têm mostrado disposição em impor limites para proteger seus usuários, mesmo que isso signifique isolar ou bloquear certas inovações até que as preocupações sejam resolvidas.

Com isso, a empresa agora deve aguardar um pouco até que as possíveis inovações do setor sejam implementadas em seus dispositivos.

Sair da versão mobile