A Counterpoint Research divulgou na última segunda-feira (14), que a Apple assumiu o primeiro lugar em vendas globais de smartphones no primeiro trimestre por conta de seu mais novo lançamento, o Iphone 16e. Além disso, a fabricante de smartphones possui forte demanda em países como Japão e Índia.
A empresa teve um resultado de 19% dentro do mercado de smartphones, seguida pela sua concorrente Samsung, com 18%. Ao todo, as vendas globais de celulares cresceram 1,5% nos últimos três meses. As empresas chinesas também aparecem neste ranking, com a Xiaomi em terceiro lugar, acompanhada por Vivo e OPPO na classificação das marcas com o maior número de vendas.
O sucesso em mercados emergentes
Neste 1° semestre de 2025, a Apple prevaleceu em relação aos concorrentes em mercados emergentes, fator crucial para o crescimento das vendas da marca no início do ano. A Índia e o Japão se destacaram como mercado-chave, sustentando a procura por modelos recentes como o iPhone 16e.
A performance da empresa americana se faz presente considerando o cenário competitivo na China, onde fabricantes locais como a Huawei continuam ganhando espaço. Apesar do espaço que as fabricantes chinesas vêm ganhando no mercado de eletrônicos, a Apple segue sendo uma das mais procuradas pelos consumidores.
Apple e os desafios das tarifas
Após a implementação das tarifas pelo governo americano, a Apple seria uma das principais afetadas, já que grande parte de sua produção estaria concentrada na China. Visando contornar essas questões de tarifa, uma das medidas tomadas foi de fretar voos de carga para transportar 600 toneladas de iPhones da Índia para os Estados Unidos, segundo informações da Reuters.
“A recente isenção do governo dos EUA, que suspendeu as tarifas de importação de smartphones da China, oferece um alívio temporário para as empresas norte-americanas, mas a forte dependência da cadeia de suprimentos da China persiste em meio à contínua volatilidade das tarifas.” – Comentou Ryan Reith, Vice-presidente da IDC.