INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Tech

Apple supera gigantes locais e fica a frente do mercado de smartphones na china

Marca se utilizou de estratégia não muito utilizada em outros mercados para poder alavancar a sua posição no mercado chinês

iPhones
Foto destaque: <a href="https://br.freepik.com/fotos-gratis/vitrine-de-produtos-de-maquete-de-capas-para-celular_12190867.htm#query=iphones&position=19&from_view=search&track=sph&uuid=9f52cb90-9bca-4d5c-9896-3c080800b2bf">Imagem de rawpixel.com</a> no Freepik (reprodução/Freepik)

Após anos de tentativas para conquistar o mercado chinês, a Apple finalmente conseguiu competir de igual para igual com as gigantes locais, conquistando definitivamente um dos maiores públicos consumidores do mundo. Para alcançar esse feito, a empresa adotou uma estratégia incomum: oferecer descontos.

Apple foi líder em 2023

Em 2023, a Apple tornou-se líder no fornecimento de smartphones na China, com uma impressionante participação de mercado de 17,3%, superando as gigantes estabelecidas, como a Honor com 17,1%, a OPPO com 16,7%, e a Vivo com 16,5%. Surpreendentemente, ultrapassou até mesmo a tradicional Xiaomi, que detinha uma participação de mercado de 13,2%. Outros concorrentes representaram 19,1% da participação total.


IOS e o sistema do celulares da Apple
Apple usa o IOS um sistema próprio em seus celulares
(foto: reprodução/X/@theapplehub)

Esse feito ocorre em um momento em que, apesar da redução no volume de remessas e da queda no mercado de smartphones na China em cerca de cinco por cento, a Apple continua a expandir sua presença no mercado. Uma possível explicação para essa consolidação na liderança é a redução ainda maior que outras fabricantes enfrentaram.

Queda das concorrentes também foi fator

Um exemplo disso é a Vivo, que foi duramente afetada pelas quedas do mercado, sofrendo uma redução de 15,5%, seguida pela Honor com 10,3% e pela Xiaomi com 8,5%. Outro fator que pode ter contribuído para a ascensão da Apple é a categoria “outros”, que representa quase 20% do mercado chinês e tem tirado participação de mercado das outras grandes fabricantes, exceto a Apple.

“Honor manteve sua posição graças à melhoria em suas parcerias de canais e a uma estratégia de produto abrangente, capturando bons compradores com sua bem-sucedida linha de dispositivos dobráveis e outros diversos modelos populares”

analista da IDC, Arthur Guo

A estratégia de oferecer descontos não é comum para a Apple, porém tem sido bem-sucedida no mercado chinês, mostrando-se de grande valor nesse mercado específico. Isso ajudou a marca a se estabelecer como uma das grandes em um mercado dominado por marcas locais já estabelecidas.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...