Apple supera gigantes locais e fica a frente do mercado de smartphones na china

Rafael Almeida Por Rafael Almeida
3 min de leitura
Foto destaque: Imagem de rawpixel.com no Freepik (reprodução/Freepik)

Após anos de tentativas para conquistar o mercado chinês, a Apple finalmente conseguiu competir de igual para igual com as gigantes locais, conquistando definitivamente um dos maiores públicos consumidores do mundo. Para alcançar esse feito, a empresa adotou uma estratégia incomum: oferecer descontos.

Apple foi líder em 2023

Em 2023, a Apple tornou-se líder no fornecimento de smartphones na China, com uma impressionante participação de mercado de 17,3%, superando as gigantes estabelecidas, como a Honor com 17,1%, a OPPO com 16,7%, e a Vivo com 16,5%. Surpreendentemente, ultrapassou até mesmo a tradicional Xiaomi, que detinha uma participação de mercado de 13,2%. Outros concorrentes representaram 19,1% da participação total.


IOS e o sistema do celulares da Apple
Apple usa o IOS um sistema próprio em seus celulares
(foto: reprodução/X/@theapplehub)

Esse feito ocorre em um momento em que, apesar da redução no volume de remessas e da queda no mercado de smartphones na China em cerca de cinco por cento, a Apple continua a expandir sua presença no mercado. Uma possível explicação para essa consolidação na liderança é a redução ainda maior que outras fabricantes enfrentaram.

Queda das concorrentes também foi fator

Um exemplo disso é a Vivo, que foi duramente afetada pelas quedas do mercado, sofrendo uma redução de 15,5%, seguida pela Honor com 10,3% e pela Xiaomi com 8,5%. Outro fator que pode ter contribuído para a ascensão da Apple é a categoria “outros”, que representa quase 20% do mercado chinês e tem tirado participação de mercado das outras grandes fabricantes, exceto a Apple.

“Honor manteve sua posição graças à melhoria em suas parcerias de canais e a uma estratégia de produto abrangente, capturando bons compradores com sua bem-sucedida linha de dispositivos dobráveis e outros diversos modelos populares”

analista da IDC, Arthur Guo

A estratégia de oferecer descontos não é comum para a Apple, porém tem sido bem-sucedida no mercado chinês, mostrando-se de grande valor nesse mercado específico. Isso ajudou a marca a se estabelecer como uma das grandes em um mercado dominado por marcas locais já estabelecidas.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile