Bluesky ganha força após vitória de Trump

Rede social ainda não chega perto das rivais em número de usuários no entanto vem ganhando força

Rafael Almeida Por Rafael Almeida
2 min de leitura
Foto destaque: Rede social vem passando por crescimento(Reprodução/Bluesky/@bsky.app)

O Bluesky, rede social que se tornou bastante popular no Brasil durante o período em que o X ficou bloqueado em terras tupiniquins, ganhou mais de 5 milhões de usuários desde o dia 6 de novembro. A rede social, no entanto, ainda está bem atrás do X, com seus 600 milhões de usuários mensais, e do Threads, com 275 milhões. Apesar disso, vem ganhando tração devido a eventos recentes.

Vitória de Trump

Um dos principais motivos para o mais recente boom do Bluesky pode ser associado à recente vitória de Donald Trump para um novo mandato como presidente dos Estados Unidos. O dono do X, Elon Musk, foi um forte apoiador de Trump durante a corrida eleitoral e deve fazer parte do governo no futuro.

Privacidade também foi fator

Outra medida que pode ter influenciado na adesão dos usuários ao Bluesky foi a decisão, considerada polêmica por parte do X, de permitir que os usuários visualizem posts de contas bloqueadas. A ação foi vista como uma quebra de privacidade por parte dos usuários.

Outro motivo apontado como um incentivo para a migração de usuários para a plataforma é o fato de o Bluesky ser uma rede aberta, permitindo exibir postagens de outras plataformas que utilizam o mesmo padrão. Diferentemente do X, que exibe apenas o conteúdo postado por seus próprios usuários.


If you're reading this, you're one of the first 10 million users on Bluesky!Se você está lendo isso, você é um dos primeiros 10 milhões de usuários do Bluesky!

Bluesky (@bsky.app) 2024-09-15T19:25:54.700Z

Rede social em post comemorando 10 milhões de usuários (Foto: reprodução/Bluesky/@bsky.app)


O Bluesky, por sua vez, também não tem, diferentemente de seu principal concorrente, planos de oferecer versões pagas para seus usuários. Além disso, não pretende utilizar as postagens de seus usuários para o possível treinamento de IAs.

Com essa nova leva de usuários, a plataforma vem se atualizando para continuar ganhando espaço entre suas rivais e se manter como uma alternativa séria às concorrentes.