INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Tech

Amy Webb indica 10 tendências tecnológicas para 2024

Amy Webb indica 10 tendências tecnológicas para 2024

A futurista Amy Webb, fundadora e CEO do Future Today Institute, divulgou sua carta anual de tendências da tecnologia, com 10 importantes tendências que indicam caminhos para áreas como IA, criptomoedas, biotecnologia e outras.

Confira as tendências:

  • IA do conceito ao concreto desencadeia uma onda de inovação

A IA vem se tornando cada vez mais poderosa nos últimos anos, e em 2024, veremos essa tendência se acelerar ainda mais. A IA do conceito ao concreto é um novo campo da IA que permite que as pessoas transformem ideias em soluções concretas. Isso significa que, em vez de apenas usar a IA para automatizar tarefas, poderemos usá-la para criar novos produtos, serviços e até mesmo formas de arte.

  • Começa o inverno cripto

O ano de 2022 foi um ano turbulento para as criptomoedas, com o Bitcoin perdendo mais de 70% de seu valor. Essa tendência deve se consolidar em 2024, com as criptomoedas enfrentando uma série de desafios, incluindo a regulamentação, a volatilidade e a crescente concorrência de outros ativos digitais.

  • Tornar a sustentabilidade sustentável

A mudança climática é uma das maiores ameaças à humanidade, e a tecnologia desempenhará um papel fundamental em nossa luta para combatê-la. Em 2024, veremos avanços significativos em áreas como energia renovável, transporte sustentável e captura de carbono.

  • Algoritmos são nossa força de trabalho e podem precisar de licenças profissionais

Os algoritmos já são responsáveis por uma grande parte do nosso trabalho, e essa tendência deve se intensificar em 2024. À medida que os algoritmos se tornam mais sofisticados, eles poderão realizar tarefas que atualmente são realizadas por humanos. Isso levanta questões sobre a responsabilidade legal dos algoritmos e a necessidade de regulamentar seu uso.

  • Os wearables estão de volta. Eles abrirão caminho para uma nova era de respostas visuais e por voz

Os wearables, como smartwatches e pulseiras inteligentes, tiveram um boom de popularidade em 2022, mas perderam um pouco de fôlego em 2023. No entanto, em 2024, veremos os wearables voltarem com força total. Isso ocorre porque eles estão se tornando cada vez mais poderosos e sofisticados, com recursos como respostas visuais e por voz.


Amy Webb indica 10 tendências tecnológicas para 2024

A tecnologia wearable se encontra cada vez mais presente em relogios, fones e até futuramente até oculos. (Foto: reprodução/Ilustração/iberdrola.com )


  • “Inteligência organóide” moldará tanto a computação quanto a geopolítica

A “inteligência organóide” é uma nova forma de computação que utiliza materiais biológicos, como células cerebrais humanas, para processar informações. Essa tecnologia ainda está em seus estágios iniciais, mas tem o potencial de revolucionar a computação e a geopolítica.

  • Desafios legais estão surgindo novamente para as grandes empresas de tecnologia

As grandes empresas de tecnologia, como Google, Amazon e Meta, enfrentaram uma série de desafios legais nos últimos anos. Em 2024, veremos esses desafios continuarem, com reguladores em todo o mundo buscando responsabilizar essas empresas por suas ações.

  • Biotecnologia cria acidentalmente um novo sistema genético de castas

Os avanços na biotecnologia estão criando novas possibilidades de tratamentos médicos, mas também apresentam riscos potenciais. Um desses riscos é a criação de um novo sistema genético de castas, com aqueles que têm acesso a esses tratamentos avançados tendo uma vantagem injusta sobre os outros.

  • Um mundo de novos materiais

Os materiais são essenciais para o avanço da tecnologia, e em 2024, veremos o desenvolvimento de novos materiais com propriedades revolucionárias. Esses materiais podem ser usados para criar baterias mais eficientes, chips mais rápidos e estruturas mais leves e fortes.

Importância desses avanços

É importante estarmos cientes dessas tendências e dos desafios que elas representam, para que possamos nos preparar para o futuro. As tendências apontadas por Amy Webb são, em sua maioria, ousadas e desafiadoras. Elas sugerem que o futuro da tecnologia será marcado por avanços significativos em áreas como IA, biotecnologia e materiais.

No entanto, também é importante ressaltar que essas tendências trazem consigo desafios e riscos. Por exemplo, o desenvolvimento de uma “inteligência organóide” poderia levar ao surgimento de um novo sistema genético de castas, com aqueles que têm acesso a esses tratamentos avançados tendo uma vantagem injusta sobre os outros.

 

Foto destaque: Amy Webb, fundadora do Future Today Institute (Reprodução/Kaylin Balderrama/SXSW )

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...