Apesar da fala de Lula, mercado de games no Brasil cresce a cada ano

Rafael Casemiro Por Rafael Casemiro
3 min de leitura

 

No dia 18 de abril, após as recentes chacinas nas escolas de todo o país, o presidente Lula (PT) fez um discurso em Brasília colocando os jogos de Videogame como um dos causadores destes atos violentos.

Segundo o presidente, “Não existem jogos que tratem de amor e educação”.  Ele criticou a existência de jogos de tiro e disse estes jogos apenas “ensinam a criançada a matar.”

Videogames no Brasil

A América Latina acumula 290 milhões de gamers, sendo o Brasil o país com o maior número de fãs de jogos. A cidade do Rio de Janeiro, que vem incentivando iniciativas para, assim, se tornar a capital brasileira dos E-sports, sediou neste final de semana o IEM Rio, campeonato mundial de Counter Strike Global Ofensive (CS:GO), organizado pela ESL. A empresa, maior e mais antiga companhia de E-sports do mundo, enxerga o Brasil como uma grande potência no mundo dos games, por conta da profissionalização das equipes brasileiras e da paixão dos torcedores.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”fr” dir=”ltr”><a href=”https://twitter.com/hashtag/IEM?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#IEM</a> <a href=”https://t.co/JB8d09DjJx”>pic.twitter.com/JB8d09DjJx</a></p>&mdash; ESL Counter-Strike (@ESLCS) <a href=”https://twitter.com/ESLCS/status/1649518316648640514?ref_src=twsrc%5Etfw”>April 21, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

IEM Rio/Jeunesse Arena


“O Brasil possibilita uma experiência inacreditável nos games. Não só pela paixão com que os torcedores vivem os e-sports, mas também pela recepção e pela maneira como os atletas e toda a equipe que organiza o evento se sentem aqui. Nós fazemos eventos no mundo inteiro e o Brasil, sem dúvida, sempre é uma referência. Tem um outro elemento muito importante que é a recepção que temos por parte das entidades públicas. E o importante é manter esse nível de engajamento e qualidade neste momento de crescimento da indústria”, declarou Rodrigo Samwell, CCO da ESL. De acordo com ele, o número de países que se interessam em sediar eventos de jogos eletrônicos não para de crescer, isso se dá, principalmente, pela alta acelerada do consumo de jogos eletrônicos e o aumento da popularidade dos games não só entre os jogadores, mas também entre a audiência interessada em assistir aos jogos, ou simplesmente acompanhar seus streamings. “Nosso maior objetivo, atualmente, é mostrar o lado positivo dos games, o impacto que ele traz para a carreira de milhares de jovens e, principalmente, o quanto ele representa uma cultura e o crescimento de uma indústria cada vez mais profissional”

O mercado brasileiro de games movimentou aproximadamente R$12 bilhões em 2021, de acordo com a Newzoo. Levando em consideração as declarações do presidente, alegando que o país necessita aumentar a arrecadação, não se mostra uma boa ideia desestimular o consumo dos videogames no Brasil.

 

Foto destaque: Presidente Lula. Reprodução: Internet/UOL

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile